O VLC 2.0 chegou repleto de novidades, com downloads oficiais para Mac e Windows e o aviso de procurar seu empacotador preferido para obter os executáveis para Linux (algumas distribuições como o Ubuntu já contam com soluções, e o código-fonte está disponível para quem não quiser esperar.
As novidades incluem o novo licenciamento (a GPL foi substituída pela também livre mas menos restritiva LGPL em alguns dos componentes essenciais do VLC, possivelmente evitando as condições que permitiram o conflito interno no projeto que interrompeu a disponibilização de uma versão para o iPad e iPhone anteriormente), o suporte experimental a BluRay, o suporte a novos formatos de arquivo de vídeo e áudio, incluindo vários de uso tipicamente profissional, o melhor aproveitamento da capacidade de processamento de de CPUs multi-core, GPUs e dispositivos móveis e muito mais.
Já instalei e estou usando, satisfeitíssimo. Escrevi uma coluna no TechTudo com mais detalhes.
Abaixo reproduzo abaixo o texto enviado pelo Sidney Doria, integrante do videolan.org que sempre procura nos manter atualizado sobre as novidades no projeto:
O grupo VideoLAN acaba de lançar a versão 2.0 do multi premiado Reprodutor de Mídias VLC, com o codinome “Twoflower”. O VLC é um dos projetos de software livre mais bem sucedidos da atualidade, que na sua última versão atingiu um volume de 50 milhões de downloads!
Twoflower traz uma nova interface, que para o Mac OS X foi remodelada através do projeto Google Summer of Code e ficou incrível. Além disso, traz suporte a inúmeras funcionalidades novas, inclusive a reprodução de discos Blu-Ray, e novas versões (experimentais) para Android e Windows 64-bit. Também, o novo suporte multi-core a decodificação de alta resolução e a renderização auxiliada por GPU são novidades técnicas que agradarão os usuários e os profissionais de mídia. Confiram!
0sem comentários ainda