Tags: Estatísticas, Mimimi, Ubuntu
Analisar as tendências dos termos de pesquisa no Google Trends me parece uma forma pobre de medir diretamente a popularidade, pois trata (de forma possivelmente mais isenta do que números divulgados pelos próprios interessados, e mais ampla do que índices gerados a partir de populações menores, como o do DistroWatch) de apenas um dos lados da popularidade. Há outros, e o próprio Google Trends apresenta mais um deles: o número de menções em notícias, e neste indicador o termo ‘Linux’ continua muito à frente do termo ‘Ubuntu’.
Mas, seja uma representação fraca ou forte da popularidade, o gráfico acima (do período 2004 a 2010) sobre a incidência dos termos de pesquisa certamente indica algo, ainda que a interpretação possa ficar em aberto, e que o título deste artigo mencionado muitas vezes nos meus feeds ontem possa estar exagerando na conclusão.
A queda na incidência do termo de pesquisa ‘Linux’ e o crescimento do termo ‘Ubuntu’ são tendências que venho observando há anos (note a regularidade dos picos bianuais do termo ‘Ubuntu’, correspondendo aos lançamentos de novas versões), e procuro interpretar de forma mais ampla, comparando também com nomes de outras distribuições e também com outros sistemas operacionais.
De qualquer modo, o artigo do Tech Drive-In lança a discussão sobre aspectos interessantes e merece o debate, ainda que eu discorde da conclusão mencionada acima. (via techdrivein.com)
0sem comentários ainda