Na semana passada, quando Joey Hess anunciou sua saída após 18 anos no Debian1, eu acreditei que era uma situação isolada e nem mesmo noticiei por aqui, embora ele fizesse uma crítica bastante clara aos fundamentos da governança do projeto.
Mas agora está claro que não foi um fato isolado, e sim parte de um processo: ontem fiquei sabendo da saída de Fog Heen (desenvolvedor do systemd, que se queixou do constante e violento feedback negativo), de Colin Watson e de Russ Albery, ambos membros do comitê técnico da distribuição.
A mensagem de despedida de Russ Albery ilustra bem o momento: decisões que geram grande atrito, incluindo as relacionadas ao systemd, e percepção de que o trabalho em um comitê diretivo do projeto se tornou um fardo pesado demais. (via lwn.net - “Russ Allbery leaves the Debian technical committee [LWN.net]”)
- Ele mantinha pacotes incluindo o do Alien, conversor entre formatos de pacotes de instalação. ↩
O artigo "Tempos difíceis para o Debian: revoada de desenvolvedores e de gestores descontentes" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda