Parabéns aos alemães da Wikipedia que estão encabeçando o projeto, e meus agradecimentos a Paul Allen, co-fundador da Microsoft, cuja fundação entrou com metade (a fundação de Gordon Moore, co-fundador da Intel, também doou uma parcela, assim como o Google) do valor de 1,3 milhão de euros que irá custear o desenvolvimento do sistema e base de dados que a princípio armazenarão de forma estruturada informações que hoje constam no texto da Wikipedia em vários idioams mas, segundo o artigo, permitirão no futuro oferecer diretamente respostas a perguntas correlacionando dados que constam em seu conteúdo, como a do exemplo “qual cidade do Brasil tem o maior número de mulheres?”
Via idgnow.uol.com.br:
Primeiro novo projeto desde 2006, a Wikipedia Foundation iniciou o desenvolvimento do novo Wikidata, que permitirá aos internautas fazer perguntas diretas ao portal, em vez de usar palavras chave em uma ferramenta de buscas interna. O novo conteúdo do site poderá ser lido e editado por humanos e máquinas da mesma forma, segundo a fundação, de acordo com dados do Tech Crunch.
Houve outras tentativas de criar um banco de dados desse tipo, como o DBpedia, um esforço comunitário para extrair conteúdo estruturado da Wikipedia e publica-lo na internet. A diferença é que a novidade não estará apenas disponível para os internautas, mas também será uma plataforma colaborativa, em que os qualquer pessoa pode editar um artigo para enriquece-lo com informações.
As versões da Wikipedia em inglês, alemão, francês e holandês oferecem a maior parte da cobertura para o nova tecnologia, já as edições nos demais idiomas estão atrasadas.
Com a nova tecnologia será possível fazer perguntas como “qual cidade do Brasil tem o maior número de mulheres?”, o que, hoje em dia, seria respondido por meio de listas criadas pelo próprio internauta, no Wikidata será ser respondido por listas geradas automaticamente.
0sem comentários ainda