Já faz algum tempo que está sendo dançado este complexo minueto da abertura do código do sistema Symbian, popular em dispositivos móveis como celulares e smartphones – mas agora surgiu uma medida bastante concreta: o microkernel (EKA2) da plataforma foi liberado sob a licença Eclipse, juntamente com o seu kit de desenvolvimento.
A intenção declarada é reduzir as barreiras de acesso e encorajar a comunidade de desenvolvedores (instituições de pesquisa, empresas, indivíduos) a tornar-se criativa com o software. (via lwn.net)
Saiba mais (lwn.net).
Kernel do Symbian vira Open Source: “O Symbian, sistema operacional que já foi no passado adotado por vários fabricantes de celulares, está sendo liberado via licença open source. Dia 21/10 a Symbian Foundation anunciou que estaria liberando acesso ao kernel (EKA2) e o seu respectivo kit de desenvolvimento sobre a EPL (Eclipse Public License). Segundo a Symbian Foundation, com este já são 16 componente Symbian (e este o mais importante) publicados em open source. O kit completo de desenvolvimento de aplicações está sendo fornecido sem custo. Esse kit pode ser baixado do site da Symbian Foundation e é composto de, entre outros:
- Kernel open source e seus pacotes complementares
- Ambiente de simulação e testes
- Bibliotecas complementares
” [Enviado por ? - referência (under-linux.org).]
0sem comentários ainda