Novo default ignora um comportamento esperado por muitos usuários avançados.
A possibilidade de iniciar um processo em uma shell, e permitir que ele continue rodando mesmo após a shell em questão ser encerrada, é uma característica comum que faz parte das rotinas de administradores de sistemas, desenvolvedores, e usuários avançados de Unix e Linux.
Utilitários como o screen e o tmux são formas populares de tirar máximo proveito desse recurso, permitindo, por exemplo, iniciar um editor de texto enquanto está rodando uma sessão SSH a partir do computador de casa, suspendê-la ao desligar o computador para ir para o laboratório da faculdade, e ao chegar lá dar continuidade à mesma sessão de SSH previamente suspensa.
Mas os novos defaults do Systemd interferem com esse comportamento: agora todos os processos iniciados em uma shell terminam quando ela encerra.
É possível mudar o default editando o logind.conf, e há outras alternativas à disposição (por exemplo, mudar parâmetros do usuário com o loginctl, ou usr o utilitário systemd-run) para preservar a funcionalidade tradicional. Mesmo assim, é um exemplo adicional de como as mudanças no systemd alteram características default à qual usuários prévios podem estar acostumados. (via linux.slashdot.org - “Systemd Starts Killing Your Background Processes By Default - Slashdot”)
O artigo "Screen, tmux & cia: Systemd agora mata todos os processos da shell do usuário no logout, por default" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda