Várias fontes circularam durante o final de semana o rumor, baseado no que se afirma ser um e-mail interno “vazado”, e com variados graus de confirmação não-oficial, de que a Oracle puxou mesmo a tomada do projeto OpenSolaris.
Segundo a mensagem, o código do Solaris continuaria sendo disponibilizado como software livre (CDDL), mas com disponibilizações só no momento do lançamento de novas versões do Solaris, e não mais com desenvolvimento realizado em aberto como era praticado até então. Como descrito, o modelo é similar ao que a Apple pratica com o Darwin: o código é livre mas o desenvolvimento é interno, sem a via de mão dupla que costuma ser a participação comunitária no desenvolvimento (embora o e-mail vazado mencione que parceiros selecionados poderão continuar tendo o acesso ao código durante o desenvolvimento). Interessados no código têm acesso após o lançamento de versões full do sistema, e assim a Oracle esperaria evitar que terceiros derivem vantagens competitivas a partir do código dela antes que ela mesma o faça.
A mesma mensagem ainda menciona que as contribuições a projetos upstream de interesse da Oracle continuarão a ocorrer, e são mencionados nomes como GNOME, X11, IPS, Apache, OpenSSL e Perl.
Segue o texto enviado por Conan (ivancrocceΘgmail·com):
0sem comentários ainda