Em maio, durante a conferência Google I/O, um conjunto de fabricantes e operadoras divulgaram uma promessa há muito esperada: dali em diante, todo modelo de telefone com Android receberia, durante seus primeiros 18 meses de vida, atualizações pontuais do sistema operacional – estes eram os termos da recém-batizada Google Update Alliance.
Foi um sopro de brisa renovadora, bastante comemorado: a partir dali, sob a égide do Google, todos os signatários iriam se unir em alinhar seus processos de inclusão de recursos ou de bloatware nos aparelhos que distribuem de forma a dar aos seus clientes a certeza de que os aparelhos rodariam, ao longo de 18 meses, versões correntes do sistema, rapidamente recebidas.
Embora tenha sido uma das notícias mais divulgadas daquele evento Google I/O, pouco se ouviu falar no assunto desde então. Assim, alguns meses após o lançamento do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, a PC Magazine dos EUA resolveu entrar em contato com os participantes da aliança, com algumas perguntas específicas sobre a atualização de cada um dos modelos lançados após a divulgação da Aliança, e sobre comentários da empresa a respeito da aliança em si.
A descrição completa e detalhada dos resultados você encontra no link abaixo, mas vou resumir: 3 empresas não responderam nada, nenhuma respondeu à pergunta sobre seu compromisso com a aliança em si, e nenhuma respondeu sobre o conjunto completo dos seus aparelhos mencionados na pergunta, limitando-se a mencionar alguns modelos específicos para os quais já decidiram oferecer a atualização em algum momento, e eventualmente a dizer que estava avaliando a situação quanto a outros. E nem era uma pergunta sobre o upgrade ser pontual ou em um prazo razoável, mas apenas sobre se ia haver ou não.
Há uma exceção honrosa: a Sony Ericsson nem foi consultada, pois é a única que já se comprometeu publicamente a fazer upgrade de todos os modelos lançados em 2011.
A conclusão do artigo: a situação quanto às atualizações pós-venda não parece nada encorajadora, continua plena de mensagens conflitantes, promessas vazias e anúncios atrasados, o que conduz a acreditar que a Google Update Alliance anunciada em maio já está morta. (via pcmag.com – “Google’s Android Update Alliance Is Already Dead”)
0sem comentários ainda