Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (1) no Parlamento Europeu, Berners-Lee advertiu que o controle dos movimentos dos usuários na rede, necessário para detectar se descumprem as leis de propriedade intelectual, pode representar uma violação dos “direitos fundamentais” das pessoas.
Para o criador da www, essa “espionagem” é um “problema”, e “não deveria ser feita”. (…) Ainda segundo ele, desconectar toda uma família porque alguém fez download de conteúdo protegido seria algo que, nos EUA, seria considerado um castigo “cruel e incomum”, disse, em referência à fórmula que aparece na oitava emenda da Constituição do país, e, portanto, seria “inconstitucional”.
Mesmo concordando que os artistas devem ser recompensados por seu trabalho, Berners-Lee defendeu a necessidade de facilitar que os usuários “façam o certo”. Por isso, ele expressou sua satisfação com a tendência das companhias de utilizar formatos sem restrições para os arquivos de música e vídeo, que oferecem vantagens aos consumidores. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
0sem comentários ainda