A Oracle anunciou que atualizou os pacotes do DTrace (um recurso avançado de depuração surgido no Solaris) com uma versão baseada no Unbreakable Enterprise Kernel Release 2.6.39.
“Unbreakable Enterprise Kernel Release 2″ é como a Oracle se refere à versão do kernel Linux presente em sua distribuição corporativa, de maneira que pra mim remete aos títulos honoríficos dos chefes de Estado norte-coreanos.
Já o DTrace é um software sob uma licença de software livre com a qual a GPL, usado no kernel do Linux, é incompatível. Assim como o ZFS, também surgido no Solaris, trata-se de um recurso interessante mas cuja adoção diretamente no kernel Linux é complicada devido à rejeição que a GPL exige. Mas a Oracle, na condição de detentora dos direitos autorais da ferramenta, prosseguiu mesmo assim, e acredito que não vai demorar até sabermos mais detalhes sobre as condições de licenciamento e a possibilidade (ou não – e é neste lado que eu apostaria) de inclusão por terceiros em kernels Linux que não sejam o Unbreakable Enterprise Kernel Release 2. (via lwn.net – “Oracle offering DTrace for Linux [LWN.net]”)
0sem comentários ainda