Nos meus tempos de usuário desta distribuição (especialmente quando se chamava S.u.S.E. e depois SuSE), o SaX2, bem integrado às demais ferramentas de configuração, era para mim uma grande solução, facilitando a construção dos arquivos de configuração do X que em outras distribuições ainda me davam bem mais trabalho.
Mas os anos passam e, de uma forma ou de outra, o avanço do próprio X tornou desnecessário recorrer a este tipo de ferramentas em muitos casos de uso, ao mesmo tempo em que passou a exigir grandes remodelagens para que o código do veterano SaX2 continue cumprindo bem sua tarefa.
Assim, a Novell optou por descontinuar o desenvolvimento do SaX2, passando a investir em ferramentas integradas à maneira atual de o Xorg fazer suas mágicas e bruxarias. A ferramenta continuará presente no openSUSE (mas não mais integrada ao configurador YaST2) enquanto continuar funcionando, mas quando tornar-se obsoleta pela incompatibilidade com o X, sumirá do mapa.
Mas, já que se trata de um software livre, é possível que surjam interessados em proteger da obsolescência esta ferramenta. Veremos!
Saiba mais (h-online.com).
0sem comentários ainda