A versão 1.0 de um programa usualmente marca o momento em que seus desenvolvedores o consideram pronto para o “usuário final” (seja ele quem for), e geralmente é um grande marco; o Openshot 1.0 acaba de ser lançado, trazendo consigo uma longa lista de novidades.
A edição de vídeos no desktop é uma aplicação com número crescente de interessados, e uma ferramenta que venha a ser reconhecida como estável, fácil de usar e com recursos suficientes será uma adição bem-vinda ao desktop de código aberto, embora bastante gente já se vire bem com as ferramentas existentes voltadas a este público, e de vez em quando tenhamos boas notícias de uso de outra classe de ferramentas em grandes produções.
Mas talvez não seja o caso imediato do OpenShot, se considerarmos esta detalhada crítica publicada pelo OSNews, e que vai bem mais longe dos típicos “não gostei” e “prefiro o outro programa Tal”, listando pontos específicos em que as expectativas não foram atendidas. Talvez a denominação de 1.0 tenha sido prematura, e nada impede que o programa venha a se tornar um sucesso de público e crítica no futuro – mas por enquanto vou aguardar o desenrolar das próximas versões.
Saiba mais (h-online.com).
0sem comentários ainda