Quando publiquei a notícia “Pelo MySQL: Europa pode adiar compra da Sun pela Oracle“, algumas pessoas manifestaram nos comentários as suas dúvidas sobre qual a natureza da preocupação da UE com o que a Oracle poderia fazer ao MySQL, caso seja aprovada a sua aquisição da Sun (proprietária do projeto).
A resposta naturalmente é ampla, mas a comissão européia encarregada do assunto se encarregou de respondê-la em seu relatório, do qual o Groklaw separou um trecho interessante, e eu traduzi (livremente) o filé mignom.
Segue trecho do relatório da comissão:
“A investigação preliminar de mercado da Comissão mostrou que os produtos da Oracle e o MySQL da Sun competem diretamente em diversos setores do mercado de bancos de dados, e que há ampla expectativa de que o MySQL represente uma barreira competitiva maior conforme ele se torne mais funcional.
A investigação da comissão também mostrou que a natureza de código aberto do MySQL pode não eliminar completamente o potencial de efeitos anti-competitivos. Em sua investigação aprofundada, a Comissão vai portanto tratar de um número de questões, incluindo o incentivo da Oracle para continuar a desenvolver o MySQL como banco de dados de código aberto.”
Saiba mais (groklaw.net).
0sem comentários ainda