Via Portal do Software Livre:
Representantes de 91 órgãos do Governo Federal se reúnem, na próxima quinta-feira e sexta-feira (07 e 08), durante o 2º Planejamento Estratégico de Implementação do Software Livre. O objetivo é fazer um balanço do ano e definir as ações prioritárias para implementação do software livre na administração federal no próximo.
Para dar subsídios às decisões a serem tomadas durante o planejamento deste ano foi solicitado que os membros do CISL (Comité Técnico de Implantação do Software Livre) respondessem a um levantamento sobre o processo de implementação de Software Livre em seus órgãos. A pesquisa identificou que 46 sistemas ou serviços foram migrados, 63 sistemas ou serviços novos foram implantados em SL, 37 órgãos desenvolverão algum sistema em SL para 2005 e 54 sistemas estão em pleno desenvolvimento.
Além disso, a pesquisa aponta que, quanto à etapa de sensibilização, 68% dos órgãos que responderam a sondagem mobilizaram sua equipe técnica para conhecer o software livre, sendo que 38% desses treinaram suas equipes para adotar a nova solução.
Na opinião do presidente do comitê, a evolução está acontecendo conforme o planejado. O crescimento de mais de 60% de órgãos participantes no próprio planejamento comprova que a fase de sensibilização dos servidores técnicos ligados à área de TI da administração foi realizada com sucesso. “Agora estamos no momento das migrações de servidores e das estações de trabalho. No próximo ano vamos iniciar a migração dos sistemas estruturadores que estejam impedindo a migração total dos ministérios para a plataforma aberta ou novos desenvolvimentos em software livre”, afirma.
Segundo o plano estratégico de migrações, os aplicativos de escritório e de internet em código livre estarão implantados em, no mínimo, 30% das máquinas do Governo Federal até setembro.
A migração de cinco ministérios – Cidades, Cultura, Minas e Energia, Comunicações e Ciência e Tecnologia – será acelerada e servirá de modelo para as demais, utilizando 100% software livre. Comunidades temáticas especializadas em determinado aplicativo ou software serão formadas e tornarão disponíveis conteúdos em sites na internet ou mesmo listas de discussão para construir um modelo de compartilhamento desse conhecimento entre os técnicos do Governo Federal. (via softwarelivre.gov.br)
Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma transposição temporal baseada em uma notícia oficial publicada em 2004.
0sem comentários ainda