Que tal uma distribuição motivada pelo “movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário” e que critica “o apoliticismo do software livre”?
Será que chegará a ter uma base instalada maior que a da distribuição nova que noticiamos na semana passada? Não tenho dados para comparar os respectivos públicos-alvo, mas vou acompanhar com atenção!
Estrella Roja, ou Estrela Vermelha, é uma nova distribuição em Live CD, de origem argentina, baseada no Debian Lenny que destaca na capa de seu site que seu nome foi escolhido porque as 5 pontas da estrela vermelha representam os 5 dedos da mão de qualquer proletário ou trabalhador, e também denotam os 5 continentes, de acordo com “o conceito marxista da união entre todos os trabalhadores do mundo inteiro”.
O artigo do VivaLinux.com.Ar apresenta alguns dos softwares incluídos no Estrella Roja, e um trecho selecionado do site da distribuição, que tento traduzir: “Motivada por e para o movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário: Estrella Roja chega em resposta tecno-política ao monopólio da Microsoft (e sua mega-espionagem) e ao apoliticismo do software livre, com já demasiadas distribuições claramente capitalistas, como Xandros, Linspire, RxArt, OpenSolaris, Linux XP, etc. e outras mais “comercializadas” por multimilionários como o caso de Mark Shuttleworth e Ubuntu.” (via vivalinux.com.ar)
Saiba mais (vivalinux.com.ar).
0sem comentários ainda