Empresas distribuindo software livre sem cumprir seus termos de licenciamento tem se tornado uma ocorrência mais comum. Enquanto algumas iniciativas surgem para buscar obrigar as infratoras ao cumprimento (ou penalizá-las quando isso não ocorre), a Linux Foundation resolveu trilhar outro caminho, e anunciou o Open Compliance Program, uma forma de facilitar e incentivar que as empresas que distribuem (muitas vezes como parte dos equipamentos que vendem) softwares saibam identificar a presença de softwares livres e compreendam o que é necessário fazer para cumprir os termos de licenciamento deles.
Atuando simultaneamente no âmbito das ferramentas, da capacitação e dos meios de avaliação, o novo programa busca inclusive a criação de um formato padronizado para o registro de informações de licenciamento, na intenção de dar aos distribuidores melhores condições de identificar os requisitos que precisam cumprir.
A iniciativa teve o apoio do SFLC, OSI, gpl-violations.org, fundação codeplex, e de empresas como Black Duck, Palamida, Open Logic, Adobe, AMD, ARM, Cisco, Google, HP, IBM, Intel, Motorola, NEC, Nokia, Novell, Samsung e Sony. (via h-online.com)
0sem comentários ainda