Após decidir testar o uso do openSUSE devido aos bons resultados do seu processo de instalação no MacBook Air da família, o usuário Linus Torvalds encontrou algo que não o agradou na distribuição, relatou via bugzilla, foi parcialmente atendido mas a continuidade do problema (e a forma como se manifestou) gerou um comentário no Google+ com um registro mais público da situação.
E como se trata do autor original do kernel usado na distribuição, naturalmente a situação se reveste de interesse adicional – inclusive por não ser uma situação exclusiva do openSUSE.
E é algo simples: segundo o relato, esta distribuição vem configurada por default para exigir a senha de root para tarefas cotidianas, como mudar o fuso horário, adicionar uma rede sem fio ou configurar uma impressora: um requisito de segurança em determinados ambientes, mas possivelmente um exagero para ser o default em boa parte dos casos de uso comum do desktop.
Linus foi bem claro sobre o quanto discorda deste default: ele propõe inclusive uma medida especificamente destinada a encerrar de forma súbita e prematura a carreira dos responsáveis pela decisão de exigir a senha com poder de administrar toda a máquina antes de permitir que a sua filha imprima um trabalho na impressora da escola. (via osnews.com – “Torvalds: requiring root password for mundane things is “moronic””)
0sem comentários ainda