O leitor Denis sugeriu em um comentário na notícia de ontem sobre os downloads do Firefox 4 sobre a possibilidade de publicar os números de acesso ao BR-Linux, mencionando quebras por navegador e versão.
Os números por versão eu teria dificuldade de obter em uma série histórica, o que dificultaria a possibilidade de interpretação dos dados de ontem e hoje isoladamente. Mas os dados por navegador são relativamente fáceis de obter e, embora não tenham representatividade maior (o público deste site certamente não corresponde ao perfil do mítico “usuário comum”), ao menos podem satisfazer a curiosidade sobre o que se passa com esta parcela do público geek.
Segue, portanto a tabela dos últimos 6 meses, mais a parcial de março até ontem, meus comentários e um gráfico. Lembrem-me de atualizar com os dados dos próximos meses, quando eu publicar a notícia mensal sobre os números do público mundial, para que possamos comparar os efeitos do Firefox 4 sobre este público também!
Na minha interpretação, os números acima, em relação ao contingente de usuários a que se referem, incluem as características a seguir:
- Firefox: líder mas em tendência numérica de decréscimo. Já chegou a ter mais de 50% de adoção pelos leitores, mas hoje voltou a não mais ser superior à soma de todos os demais participantes. No período pesquisado, apresentou redução crescente e contínua, com pico negativo nos dados parciais do mês corrente.
- Chrome: Ocupa o segundo lugar em todos os meses pesquisados. Em setembro a diferença que o separava do terceiro era marginal, mas no momento esta diferença equivale a mais de 50% da fatia do terceiro colocado. Apresentou crescimento contínuo ao longo de todo o período, em grau maior até dezembro, e menos acelerado a partir de janeiro, quando o IE parou de decrescer tanto.
- IE: Nos meses pesquisados pareceu longe de recuperar o percentual que tinha antes da sua grande queda no ano passado, mas a partir de janeiro interrompeu a queda contínua e voltou a ter índices positivos.
- Outros: Os principais navegadores nesta categoria são Safari e Opera, nesta ordem. Em setembro do ano passado, a ordem dos 2 ainda era inversa.
O gráfico a seguir corresponde à primeira tabela, dos acessos ao longo dos 6 meses, mais parcial de março.
0sem comentários ainda