Algum tempo depois da ação judicial da SCO contra IBM, relativa a contratos entre as duas mas em grande parte fundamentada na alegadamente firme convicção de que ela era a detentora do copyright sobre o código do UNIX (e, também alegadamente, as contribuições da IBM ao Linux causavam dano a ela), algo interessante aconteceu: a Novell surgiu em cena e disse que a SCO estava enganada, e o copyright do UNIX não havia sido transferido quando a Novell negociou com ela alguns outros direitos sobre a plataforma, em 1995.
Uma nova ação judicial se seguiu entre SCO e Novell, e acabou colocando em pausa o restante dos litígios da SCO, pois a questão do copyright do UNIX era essencial para seu julgamento.
Os anos foram passando, e finalmente o júri chegou a uma conclusão – unânime, como necessário: o copyright do UNIX nunca foi transferido para a SCO.
As demais ações agora poderão ter andamento, ainda que severamente comprometidas quanto a um fundamento essencial inicialmente apresentado. Acompanhemos, pois, e por enquanto recomendo a cobertura do noticiário local de lá, resumindo a situação das partes e de outros interessados – incluindo o pessoal do código aberto, que teve no caso uma grande vitória, segundo a matéria. (via osnews.com)
0sem comentários ainda