Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

530

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

500 Internal Server Error

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Costa Rica

Invalid feed format.

Software Libre Peru

Invalid feed format.

Linux Equador

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

Linux Guatemala

Invalid feed format.

Linux México

Invalid feed format.

Linux Nicarágua

Invalid feed format.

Linux Panamá

Invalid feed format.

Linux Peru

Invalid feed format.

Linux El Salvador

Invalid feed format.

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

redirection forbidden: http://www.softwarelibre.org.bo/feed/ -> https://www.softwarelibre.org.bo/feed/

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Itaipu e PTI inauguram Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas, o Celtab

29 de Agosto de 2013, 20:08 , por Vitorio Furusho - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2895 vezes

O desenvolvimento de tecnologias livres e abertas na América Latina terá, a partir de agora, um importante aliado. Nesta quinta-feira (29), a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) inauguraram o Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (Celtab), que nasce com a proposta de ser um centro de pesquisa e de desenvolvimento de soluções inovadoras que utilizem exclusivamente tecnologias livres.

http://2013.latinoware.org/wp-content/uploads/PTI-Celtab-9-515x343.jpg

Instalado no PTI, o Celtab conta com um investimento previsto de R$ 4,7 milhões para os próximos cinco anos. Ele atenderá, inicialmente, as demandas por tecnologia da Itaipu, do PTI e da região da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Posteriormente, as soluções desenvolvidas no Centro serão compartilhadas com os demais países da América Latina.

A proposta do Celtab é criar uma rede de desenvolvimento colaborativo. “O foco não é a produção de software, mas sim a pesquisa de novas tecnologias. Nesta primeira fase, os protagonistas são a Itaipu e o PTI, mas já estamos buscando parcerias com as universidades da região e, no futuro, o Centro estará aberto a outras empresas que desejam investir em P&D de tecnologias abertas”, afirmou o gerente do Departamento de Planejamento de Sistemas e Administração de Dados da Itaipu, Filipe Leyser.

O Centro já conta com oito  pesquisadores, dois analistas e um consultor, que estão trabalhando em seis projetos de pesquisa, sendo quatro demandados pela Itaipu e dois pelo PTI. Um deles é o projeto de Biotelemetria, em que está sendo desenvolvida uma nova tecnologia, baseada em padrões abertos, para o controle automatizado dos peixes marcados com sensores que passam pelo Canal da Piracema. “Essa tecnologia substituirá um modelo proprietário e obsoleto que hoje atende parcialmente às necessidades da Itaipu e várias empresas do setor elétrico que realizam a marcação de peixes”, ressaltou Leyser.

Além de incentivar e financiar a pesquisa científica de tecnologias abertas, a expectativa é que, no futuro, os projetos de P&D desenvolvidos no Centro possam gerar novos empreendimentos para a região. “Queremos atrair participantes sensibilizados para o empreendedorismo inovador, junto ao programa de Empreendedorismo do PTI, avaliando a viabilidade de incubação de novos negócios baseados no modelo de tecnologias abertas”, destacou Leyser.

PTI - Celtab-8

Formação

A aproximação com as universidades da região também é uma estratégia do Centro. Segundo David Jourdain, consultor do Celtab, o intuito é levar para o ambiente acadêmico os processos de desenvolvimento de softwares de base livre. Serão apresentados, por exemplo, conceitos sobre como as comunidades se organizam e desenvolvem aplicativos livres.

“É também um desejo do Celtab apresentar que o desenvolvimento de soluções com base de código livre, na forma de desenvolvimento colaborativo, está muito mais próximo dos primórdios da formação da computação do que muitos podem imaginar”, destacou Jourdain. O consultor também ressaltou que, usando o conceito de desenvolvimento colaborativo, o Celtab quer apresentar um paradigma de desenvolvimento que muito difere dos processos de criação de softwares proprietários.

Ele exemplifica: “Qual é o método utilizado para projetar e desenvolver o Kernel Linux? Não existe. O principal software de código aberto desenvolvido no mundo e o maior em número de linhas de programação (tendo o LibreOffice como o segundo software com mais linhas de código) não segue nenhuma metodologia, seja ela qual for. Ele é construído de forma colaborativa. E como um software que não segue absolutamente nenhuma metodologia de desenvolvimento pode ser bem feito e apresentar tão baixa taxa de falhas? Esta é uma pergunta que as indústrias de software não conseguem responder e muito menos entender”, comentou.

Tecnologias livres e seus benefícios

Tecnologias livres e abertas são aquelas que podem ser usadas, copiadas, estudadas, modificadas e redistribuídas sem nenhuma restrição. Elas seguem um modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento, já que a solução é disponibilizada para que a comunidade possa usá-la e aprimorá-la. Dessa forma, cria-se um ciclo de desenvolvimento colaborativo, que favorece todos os envolvidos com o projeto e os usuários da solução.

Além de fomentar o compartilhamento do conhecimento, a adoção e o investimento em tecnologias abertas também são uma opção estratégica para o avanço e para a domínio tecnológico, pois, por ser livre, uma solução pode ser usada e aprimorada sem depender da licença do seu fornecedor. “Esse compartilhamento de ideias e estudos é a base da ciência e gera um processo sinérgico de criação e inovação. Acreditamos que segredos e patentes só atrasam o desenvolvimento do conhecimento”, afirmou Leyser.

PTI - Celtab-12

Software livre na Itaipu e no PTI

O programa de utilização e desenvolvimento de software livre na Itaipu completou, em 2013, 10 anos. No escopo desse programa, foi criada a Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware), que hoje é um dos maiores eventos de software livre da América Latina. Também já foram implantadas mais de 20 soluções open source na estrutura de TI da Itaipu, que atendem várias necessidades empresariais.

O PTI também é exemplo no uso de software livre em ambiente corporativo. Atualmente, 100% da infraestrutura de serviços de e-mail, autenticação, controle de domínio, servidores de arquivos, telefonia e gerenciamento de rede é em software livre. Além disso, os programas e projetos também atuam no desenvolvimento de tecnologias abertas, como é o caso do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), que criou diversos sistemas de geoprocessamento baseados em software livre.

“Com a criação do Celtab estamos dando um passo a mais e criando uma estrutura para pesquisa, desenvolvimento e melhoria de tecnologias abertas. Queremos criar soluções inovadoras e melhorar as já existentes para atender demandas da Itaipu e do PTI e também disponibilizá-las à comunidade latino-americana”, destacou Leyser.

* fonte: Latinoware


Tags deste artigo: siriaco joudain pti leyser aberta celtab tdf olivier linux samek open source libreoffice livre itaipu tecnologia