Os registros da reunião de 14/10 do Conselho Comunitário do OpenOffice são uma leitura interessante para quem está interessado na dinâmica do projeto após o recente anúncio do surgimento da Document Foundation e do fork LibreOffice.
Realizada cerca de 1 semana após a Oracle anunciar que deseja o melhor para o LibreOffice, a reunião se concentrou em um único ponto de pauta: o pedido, comunicado por integrantes do Conselho do OpenOffice que também são funcionários da Oracle, para que os integrantes do mesmo Conselho que fundaram e integram o fork LibreOffice saiam do conselho do OpenOffice, devido ao que caracterizaram como conflito de interesses.
Os registros da reunião mencionam longa discussão sobre se há ou não algum conflito de interesse em participar simultaneamente da direção do OpenOffice e do LibreOffice, bem como a conclusão estipulando um prazo para o que os membros filiados à Oracle descrevem como uma saída cavalheiresca dos envolvidos no fork – o que para mim indica que, se eles não saírem “por bem”, haverá outras medidas.
A mim parece que haver um entendimento e distinção claros sobre onde começa e termina cada um dos projetos é positivo para todos os envolvidos. A discussão sobre se há ou não conflito de interesses me interessa, pois é possível que da conclusão dela fique mais claro se o LibreOffice compete ou complementa o OpenOffice. Vou acompanhar com atenção os próximos passos. (via wiki.services.openoffice.org)
0sem comentários ainda