Enviado por Guilherme Esmeraldo (guilhermealvaroΘifce·edu·br):
O VectorLinux é uma organização aberta, com mais de dez anos de atuação, dedicada ao desenvolvimento de um sistema operacional, de mesmo nome, baseado no GNU/Linux, buscando rapidez, eficiência e simplicidade de utilização. Seu time é integrado por diversos desenvolvedores de vários países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Malásia e Argentina.
Segundo Darrel Stavem, co-fundador do VectorLinux, "esta é uma excelente oportunidade para expandir o VectorLinux como um sistema operacional otimizado para uso em datacenters e em ambientes distribuídos, além de ser parte da produção de uma solução aberta e livre em um importante campo para nossas comunidades".
Já para o Instituto Federal, além da inovação tecnológica, dos produtos e serviços oferecidos à comunidade, esta parceria é uma excelente oportunidade para os alunos dos cursos da àrea de TI adicionarem, a suas formações, técnicas, processos e tecnologias emergentes, utilizados em ambientes de desenvolvimento reais e profissionais, em nível mundial. Além disso, poderão praticar a lingua inglesa e conhecer novas culturas, uma vez que estarão constantemente em contato com desenvolvedores de outros países.
O acordo de cooperação tem duração prevista de um ano e, dentre as atividades a serem desenvolvidas, podemos destacar a customização do sistema operacional para suportar ambientes distribuidos em redes, criação de soluções para configuração, gerenciamento e monitoramento remoto de estações de trabalho, agrupamentos de computadores e datacenters.” [referência: eafcrato.gov.br]
O artigo "Instituto Federal do Ceará firma acordo de cooperação técnica e científica com o Grupo VectorLinux" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda