Tags: Ubuntu
Melhor dizendo: a própria existência dos indicadores, da forma como serão implementados, será a novidade. Agora que os controles das janelas (maximizar, minimizar, fechar) foram movidos para o lado esquerdo, Mark Shuttleworth pretende ocupar para algo mais nobre o lado direito recém-esvaziado, dando aos aplicativos (e não ao gerenciador de janelas, como seria mais natural esperar) a possibilidade de controlar indicadores ali posicionados sobre diversas situações comuns: a existência de alterações não salvas em um texto, o estado de uma conexão, a presença de itens em um carrinho de compras, etc.
O desenho acima mostra uma coleção de indicadores no lado direito da barra de títulos de um aplicativo, e o OMGUbuntu tem uma arte um pouco mais realista, enviada por um leitor, que parece ir além do conceito pretendido e incluir alguns controles junto aos indicadores.
Mas não é só isso: no caso dos netbooks, se a janela for maximizada os indicadores do sistema (hoje exibidos próximo ao relógio) e da janela devem coexistir lado a lado – e as barras de status, na borda inferior das janelas, devem ser extintas, ou substituídas por um status flutuante, no estilo adotado pelo Google Chrome – ou seja, dessa vez a inspiração não parece vir da Apple. (via lwn.net)
0sem comentários ainda