O CUPS, criado em 1997, é o sistema de código aberto responsável por parte considerável do suporte a impressão no Linux e em outros sistemas UNIX e Unix-like. Apesar da sua popularidade, seu autor teve grande dificuldade em obter recursos que mantivessem o desenvolvimento do sistema, até que a Apple adquiriu o código e o contratou, em 2007, para dar continuidade ao CUPS como um sistema dela, mas mantido sob as licenças GPL e LGPL sob as quais ele já estava, permitindo assim a continuidade do uso pelas distribuições de Linux.
Desde a aquisição, em 2007, o CUPS evoluiu bastante e continua disponível e em pleno uso, mas naturalmente a evolução do CUPS agora atende de forma mais direta às demandas dos sistemas da Apple, e isto vai se refletir bem claramente na versão 1.6 do sistema, que descontinua uma série de recursos que não são muito interessantes para o desenvolvedor, mas que até o momento permanecem em uso em distribuições Linux.
Mas como se trata de código aberto, não faltam alternativas: os filtros de impressão que o CUPS não mais vai incluir já estão sendo reunidos (com a concordância dos mantenedores do CUPS) em um novo pacote chamado cups-filters, no âmbito do projeto OpenPrinting (ou seja, da Linux Foundation), o que me parece uma alternativa sólida.
Já o serviço de rede CUPS Browsing, que permite a descoberta de impressoras entre servidores CUPS e se baseia em broadcasts UDP periódicos na rede, está sendo descontinuado no CUPS porque no OS X já se usa o DNS-SD (que existe justamente para ser um padrão na descoberta de serviços). A medida já motivou o desenvolvimento de solução idêntica para o Linux (já incorporada ao Fedora e submetida upstream) baseada no Avahi, e a identificação de alternativas para clientes CUPS que por algum motivo não possam rodar o Avahi.
Durante o estudo dessas alternativas, a possibilidade de um fork do CUPS foi considerada, mas a conclusão é que no momento ela não seria benéfica – embora permaneça em aberto para o futuro. O código é livre, portanto os interessados ou descontentes que se julgarem aptos a manter podem fazer o fork quando desejarem. (via h-online.com – “Kernel Log: Apple streamlines CUPS – The H Open Source: News and Features”)
0sem comentários ainda