O Haiku, cujo desenvolvimento está na estrada desde o início do século, é um sistema operacional de código aberto que busca a compatibilidade plena com o BeOS R5, última versão oficial do sistema operacional “alternativo” que criou muitos fãs na década anterior, até ser bruscamente descontinuado.
O OSNews detalha a situação corrente e a decisão que parece ser a última pendência antes do lançamento da versão alfa. Veja também a matéria do Antônio Blanc, no iG Tecnologia, da qual destaco trechos:
Segundo Stephan Assmus, em um post no site oficial do sistema operacional, o grupo “não considera nenhum dos bugs existentes sérios o suficiente a ponto de justificar maior demora no lançamento”.
(…) A versão alfa deverá juntar todos os componentes já disponíveis, no que os desenvolvedores chamam de “um sistema básico usável e ‘self hosted’, ou seja, capaz de baixar e compilar seu próprio código fonte a partir de nossos servidores SVN”.
Esta versão não deve ser confundida com um sistema com qualidade “de produção”, usável no dia-a-dia pelo grande público e capaz de substituir outro sistema como o Windows ou Linux. Este estágio ainda deve demorar algum tempo. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
0sem comentários ainda