Quem faz suas escolhas de aparatos tecnológicos a partir das recomendações da Free Software Foundation já pode incluir na lista de compras o Gluglug X60, primeiro laptop a receber da FSF a certificação "Respects your Freedom", porque ele sai do fornecedor com o Coreboot onde usualmente estaria um BIOS proprietário, com o Trisquel1 como sistema operacional default, e com os demais requisitos da organização.
O bom doutor Richard Stallman comentou oficialmente: "Finalmente existe um laptop free software que respeita a sua liberdade como sai da loja".
A imagem acima vem do site oficial do produto.
O Phoronix analisou os dados disponíveis sobre o Gluglug X60 (que oficialmente é um Lenovo Thinkpad X60 recondicionado para revenda), e detalhou as especificações, que eram bastante atuais em 2006: 60GB de HD e 1GB de RAM, podendo opcionalmente chegar até a 120GB de HD e 3GB de RAM.
A CPU não é mencionada no material sobre o Gluglug, mas o Thinkpad X60 vinha com Intel Core Duo, Intel Core Solo ou Intel Core 2 Duo, com chips da geração Intel Yonah ou Merom, e GPU GMA 950.
O Gluglug X60 standard é vendido a £198, cerca de US$ 325. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Free Software Foundation Endorses Its First Laptop”)
- O Trisquel é uma distribuição baseada no Ubuntu, mas removendo todos os bytes que a FSF não considera livres. ↩
O artigo "Gluglug: FSF certifica um laptop pela 1ª vez, e é um refurbished de um Lenovo de 2006" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda