Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):
O esquema de nomes ethX funciona de forma satisfatória para sistemas que possuem apenas uma porta Ethernet. Contudo, se mais de uma porta Ethernet é instalada, uma série de “race conditions” podem acontecer durante o processo de inicialização, e os nomes podem ser trocados. Não há uma forma “consistente” de que se mantenha eth0 e eth1 nomeadas corretamente até o próximo reboot. Os nomes são alocados de forma arbitrária, e não é um comum em computadores pessoais, visto que eles só possuem uma interface. Entretanto, este tipo de problema, pode ser uma dor de cabeça em servidores com mais de 1 porta Ethernet.
Para garantir que os dispositivos manterão o mesmo nome, independente de reboot ou não, a Dell desenvolveu uma ferramenta chamada biosdevname. O biosdevname renomeia as interfaces Ethernet de acordo com a informação presente na BIOS. Isto, contudo, impede a utilização do esquema de nomeação antigo.
De acordo com Matt Domsch, o novo esquema será representado da seguinte forma:
* em[1-N] para placas onboard
* pci[slot] para placas PCI
* Dispositivos NPAR & SR-IOV adicionam o sufixo _[vf], de 0..N dependendo do numero de funções ou partições virtuais expostas em cada dispositivo.
* Outras convenções do linux como por exemplo vlan e :alias, continuam sendo aplicadas.
O novo esquema de nomenclatura é um pouco mais complicado que o esquema ethX, porém não fará muita diferença em computadores pessoais que possuem apenas uma porta Ethernet. E mais, estas mudanças não afetarão os dispositivos Wireless e USB. Mais informações no Link de referência.” [referência: digitizor.com]
0sem comentários ainda