Quando a Oracle cancelou a licença DLJ que permitia que o Sun Java fosse empacotado juntamente com distribuições Linux, até as atualizações de versões previamente distribuídas ficaram comprometidas, e agora há bugs conhecidos sendo ativamente explorados, o que exige medidas potencialmente complicadas.
No caso da Canonical, o plano começa por desabilitar o plugin Java dos navegadores dos usuários que trocaram o OpenJDK pelo JDK da Sun obtido via repositórios do Ubuntu. Como no momento trata-se de um software vulnerável, a ideia é que a medida – que alguns usuários provavelmente perceberão apenas quando determinadas páginas deixarem de funcionar por falta de plugin após um upgrade – é justificada.
O passo seguinte será substituir os demais pacotes do Sun JDK por pacotes vazios no repositório, efetivamente desabilitando este software nos sistemas dos usuários no momento da atualização.
As versões afetadas são a 10.04 LTS, 10.10 e 11.04. O link a seguir tem mais detalhes. (via h-online.com – “Canonical to remove Oracle’s Sun Java from users’ systems – The H Open Source: News and Features”)
0sem comentários ainda