Medindo a abertura do processo de desenvolvimento, e não do código em si, o Open Governance Index é uma maneira interessante de comparar projetos de código aberto quanto aos seus processos internos, considerando critérios relacionados ao acesso, desenvolvimento, derivados e comunidade.
O resultado, recentemente apresentado na forma de infográfico pelo grupo que fez a pesquisa, coloca nesta ordem 8 projetos open source conhecidos:
1 – Eclipse (84%)
2 – Linux (71%)
3 – WebKit (68%)
4 – Mozilla (65%)
5 – Meego (61%)
6 – Symbian (58%)
7 – Qt (58%)
8 – Android (23%)
Meus parabéns aos projetos que demonstram em sua governança o espírito de abertura associado ao licenciamento de seus produtos! E em especial ao Eclipse, Linux e WebKit, que só tiveram avaliações nos 2 conceitos superiores, para todos os critérios de governança estudados.
O índice e a posição do Android na lista chamaram a atenção de vários comentaristas. Por exemplo, o IDG Now publicou hoje o comentário da PC World USA, do qual reproduzo um trecho: “É interessante observar a transparência do Android quantificada, e seus problemas nessa área, ilustrados. Outro ponto interessante á a relação traçada entre a abertura do código e o sucesso do projeto. Não há como negar que o open source pode ser uma estratégia vitoriosa, e que ela tem se disseminado cada vez mais. No caso do Android, porém, sua importância é de certa forma relevada.”
Não sei se concordo com as conclusões, mas os dados em si são interessantes, e o infográfico completo segue.
0sem comentários ainda