O desenvolvedor do utilitário de configuração Ubuntu Tweak, que na semana passada avisou que ia interromper o desenvolvimento, voltou atrás.
Em um longo post ele agradeceu a acolhida que teve após seu anúncio, que o fez perceber que seu projeto iniciado há 5 anos ainda tem valor, e comentou que talvez busque uma maneira de torná-lo mais sustentável economicamente.
Ele também esclareceu o que quis dizer com a frase que havia apresentado como razão para a parada (“se fazer free software não é mais free, para que continuar?”): a expansão do Ubuntu Tweak, que agora tem várias funcionalidades operando no modelo cliente/servidor, fez ele sentir que não tinha mais a liberdade de escolher o que fazer com seu tempo, pois havia custos, serviços a administrar e grande demanda permanentemente por parte dos usuários.
É uma sensação que conheço bem, e que pessoalmente evito há muito tempo: a consequência de se propor a oferecer determinado serviço, sem analisar o quanto isso vai exigir de esforço futuro para a manutenção. É por isso que o BR-Linux não tem fórum, chat, canal no YouTube, etc.: quando tinha, percebi que o esforço de manter os recursos me fazia reduzir a atenção do que eu quero mesmo fazer por aqui, que é divulgar notícias que me atraiam o interesse e opinar sobre elas. Há bastante gente interessada em oferecer os demais itens, e o fazem muito bem em seus sites.
Ele sentiu na prática a consequência de não ter tido o mesmo cuidado: o “ramo” cliente/servidor do Ubuntu Tweak acabou minando a disponibilidade dele para manter as funções originais, até chegar ao ponto em que ele desistiu. Agora que voltou atrás, torço para que encontre um ponto de equilíbrio!
Um adendo: nos comentários da notícia da semana passada, vários leitores indicaram acreditar que os comentários sobre algo não ser mais ‘free’ tinham relação com itens como a presença de anúncios da Amazon na interface do Ubuntu, o novo formulário de doações que a Canonical inseriu no procedimento de download pelo site oficial, mas ele negou explicitamente ser o caso.
Ah, e ele aproveitou para lançar nova versão do Ubuntu Tweak ツ (via blog.ubuntu-tweak.com – “Thank you, Ubuntu Tweak will continue | Ubuntu Tweak Blog”)
0sem comentários ainda