Post do Thom Holwerda no OSNews comenta artigo da ITWorld sobre a nova rodada de análise sobre uma base de 540.000 projetos de software indicando tendências de licenciamento livre percebidas.
Algo não mudou: a GPL continua a liderar, com a sua versão GPLv2 sendo a mais popular. Mas essa liderança vem em declínio constante (embora o da versão 2 seja um pouco menos acentuado), e a taxa destes declínios se acentuou desde junho do ano passado.
Em paralelo, as licenças livres permissivas (BSD, MIT, Apache, etc.), agregadas, fazem o movimento exatamente contrário. Se as taxas de hoje se mantiverem constantes, a soma das permissivas ultrapassará a soma das GPLs pela primeira vez em setembro.
Minha opinião permanece a mesma: cada desenvolvedor deve escolher a licença que melhor represente sua visão sobre como o software deve ser disponibilizado e distribuído, e é bom que haja opções.
Mas o OSNews comenta: “Isto não deveria ser surpreendente. A GPL é complexa e eu honestamente não culpo indivíduos e empresas por optar pela simplicidade e objetividade de licenças como BSD e MIT”. (via osnews.com – “GPL, copyleft use declining faster than ever”)
0sem comentários ainda