O ‘Debian Release Team’ anunciou que passou a considerar o port do Debian para o kernel do FreeBSD (”Debian GNU/kFreeBSD“) apto a ser tratado de forma igual às outras variantes para lançamento.
Trocando em miúdos, isso significa que a próxima versão da distribuição (o “Debian Squeeze”) será a primeira a ter seu lançamento oficial tanto com o kernel Linux quanto com o do FreeBSD, ao menos nas arquiteturas AMD64/Intel EM64T e i386.
Mas isso também significa que bugs severos nestas plataformas serão considerados críticos para o lançamento da mesmaforma que os que ocorrem nas demais que já eram oficialmente lançadas – e isso inclui a compatibilidade com os pacotes que compõem a distribuição.
Segundo o anúncio, a principal motivação do Debian para a inclusão do kernel do FreeBSD no processo oficial de lançamento é a oportunidade de oferecer maior escolha de kernels, e também incluir um kernel que inclui recursos como o jails e o Packet Filter do OpenBSD.
O anúncio não faz referência aos ports com outros kernels, como o Debian GNU/Hurd e o Debian GNU/NetBSD. (via debian.org)
Saiba mais (debian.org).
0sem comentários ainda