Via g1.globo.com:
Em resposta aos polêmicos bloqueios de conteúdo e perfis, o Facebook afirmou nesta quinta-feira (27) que a remoção de discursos políticos e a checagem de denúncias são feitas manualmente.
Na noite desta terça-feira, o perfil da militante Mayara Vivian, do Movimento Passe Livre, foi bloqueado. Após ter a conta liberada, a jovem contou que a rede social a acusou de se passar por outra pessoa.
A empresa informou que só suspende um perfil por cinco motivos: publicar conteúdo inadequado, incomodar pessoas, ignorar alertas do Facebook, usar um nome falso ou se passar por outra pessoa.
Amigos da militante levantaram a possibilidade de o perfil dela ter sido retirado por ter sido denunciado ao Facebook. “Não removemos conteúdos com base no número de denúncias recebidas”, escreveu nesta quinta o Facebook.
(...) “Em quase todos os casos, revisamos manualmente todas as denúncias e não temos sistemas automatizados que removem discursos políticos”, informa a rede social.
No entanto, em maio, o site retirou um post do perfil “Dilma Bolada”, que parodia a presidente Dilma Rousseff. A mensagem era direcionada ao senador Aécio Neves (PSDB).
Na ocasião, a rede social comunicou ao G1 que seu sistema automático retirou o post do ar depois de ter recebido denúncias. Posteriormente, a rede constatou que as reclamações não tinham fundamento e restaurou o post na tarde desta quarta-feira.
Nesta quinta, o Facebook afirmou que “a esmagadora maioria do conteúdo é revisada manualmente”.
O artigo "Censura? Facebook explica como realiza a remoção de posts com discurso político" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda