Do iG Tecnologia:

A empresa por trás da tecnologia BitTorrent e do popular aplicativo uTorrent, divulgou o código fonte de seu protocolo µTP.

O µTorrent Transport Protocol foi especialmente desenvolvido para reduzir o congestionamento de redes, tanto em nível local, quanto do lado do provedor de acesso à internet, otimizando a atividade de compartilhamento de arquivos. (…)

Além disso, a tecnologia também é capaz de driblar as medidas que os provedores de acesso tomam para inibir esse tipo de atividade, acelerando assim o tráfego de BitTorrent.

O site onde o código fonte foi divulgado parece ser bem completo. Já é possível encontrar desde instruções sobre como as conexões são realizadas até algoritmos para correção de perda de pacotes.

Apesar disso, presume-se que a pessoa que for utilizar esse conteúdo já tenha conhecimento prévio da tecnologia.

O protocolo não é perfeito e é improvável que essas medidas sejam suficientes para acabar de uma vez com a censura praticada pelos provedores, principalmente por pressão de órgãos que lutam contra a pirataria, além de preocupações reais com a gigantesca quantidade de informações que trafegam na internet. (via tecnologia.ig.com.br)