Com o lançamento do Debian 6.0 “Squeeze”, o Debian GNU/kFreeBSD (em um resumo apressado: pacotes do Debian rodando sobre um kernel FreeBSD) vai passar a ser um dos sabores oficiais desta distribuição, conforme anunciado em outubro, e o pessoal do Phoronix acredita que a versão em desenvolvimento já alcançou um grau de maturidade suficiente para sofrer seu primeiro teste comparativo de desempenho.
E se está faltando, eles providenciam, com o habitual grau de amplitude: 9 páginas de descritivo, em um benchmark padronizado que inclui, entre outras coisas, SQLite, compilação cronometrada do ImageMagick, x264, 7-Zip, Gzip, LZMA, GnuPG, Gcrypt, POV-Ray, C-Ray, John The Ripper, dcraw, Sudokut e mais.
O sistema foi comparado com o Debian com o kernel Linux tradicional, tanto em 32 quanto em 64 bits. A conclusão não me surpreendeu: a distribuição que parte com anos de vantagem em termos de otimização ganhou a maioria dos testes em relação à distribuição que está indo para sua primeira versão oficial. Mesmo assim, alguns dos testes foram ganhos pelo Debian GNU/kFreeBSD, e esta é a parte da notícia que mais me atraiu a atenção.
Veja os detalhes sobre o sistema e os testes na matéria do Phoronix. (via phoronix.com)
0sem comentários ainda