Atualização: o site do CentOS foi atualizado neste sábado com informações sobre uma reunião do projeto com a participação do “sumido” Lance Davis, na qual foram resolvidas algumas das questões mais prementes (incluindo a administração do domínio e os direitos sobre as marcas e arte da distribuição), com um cronograma definido para as questões que ficaram pendentes. Quando surgirem maiores informações, publicarei nova notícia por aqui.
Segue o texto publicado em 30 de julho:
Os mantenedores do CentOS publicaram uma carta aberta a Lance Davis, co-fundador do projeto, que aparentemente sumiu (voluntariamente? consta que o afastamento foi gradual) levando consigo o acesso a recursos importantes do projeto, como o próprio domínio CentOS.org e as receitas dos anúncios do site e das doações recebidas via Paypal - jamais contabilizadas publicamente, segundo consta em diversas manifestações desta quinta-feira no Planet CentOS.
O que o Slashdot descreve como uma ausência sem licença do mantenedor do CentOS.org, e observadores dos projetos de software comunitários com tendências à generalização (muitas vezes injusta) poderiam tentar caracterizar como uma SNAFU típica de projetos desorganizados, ou até mesmo traçar paralelos com fatos não totalmente similares enfrentados anteriormente pelos mantenedores do Gentoo, ou com a solução mais elegante adotada pelo Slackware durante afastamentos de seu líder Patrick Volkerding, certamente ainda dará bastante o que falar.
Mas o CentOS não é um projeto comunitário desorganizado, embora aparentemente tenha mesmo se metido em uma armadilha clássica de projetos comunitários: a dependência extrema em relação a recursos controlados por apenas uma pessoa-chave.
A carta aberta, que no momento está na capa do site CentOS.org, relata as tentativas de contato e as promessas não cumpridas, inclusive quanto a revelar a contabilidade das receitas recebidas. Os relatos no Planet CentOS dão mais detalhes, inclusive quanto a episódios relacionados ao registro do domínio.
A continuidade do CentOS não está ameaçada pela atitude de Lance, mesmo que ele não corrija ou explique as situações apresentadas - afinal, a maior parte dos recursos empregados em seu desenvolvimento provém de doações diretas e de trabalho voluntário.
O que percebo nas manifestações dos desenvolvedores é que eles lamentam a possibilidade de ter de abrir mão do domínio CentOS.org, e ter de reconhecer que os fundos recebidos via banners e nas doações via Paypal foram desviados para finalidades diferentes daquelas que os doadores e anunciantes tinham em mente.
Vamos aguardar, acompanhar e torcer para que um modelo de gestão mais solidamente embasado surja a partir do reconhecimento destas dificuldades.
A mensagem do Irado, abaixo, apresenta as URLs diretas de mais alguns detalhamentos.
Enviado por irado furioso com tudo (iradoΘglobecom·net):
0sem comentários ainda