O recém-lançado e universalmente aclamado Firefox 4 chegou à sua versão final há poucos dias, repetindo a já usual e merecida rotina de milhões de downloads nas primeiras 24 horas após a disponibilização oficial.
Seu período de desenvolvimento foi longo, marcado por adiamentos da data prevista para o lançamento definitivo ao longo da série de 5 alphas, 12 betas e 2 versões RC. Mas situações deste gênero, incluindo betas semi-perpétuos e projetos que se mantêm por anos em versões pré-1.0 são relativamente comuns, já que formatos de versionamentos são meras convenções, e não obrigações.
Por esta razão atraiu a atenção, pouco mais de um mês antes do lançamento definitivo do Firefox 4, a divulgação de um plano de desenvolvimento das próximas versões do aplicativo que previa uma mudança no ritmo: segundo o plano, ainda para 2011 estavam previstos os lançamentos do Firefox 5, 6 e 7.
Na ocasião anotei na agenda para, ao final de março (quando imaginava que o Firefox 4 já seria uma realidade), verificar se o plano estava mantido ou havia sido alterado, imaginando que seria uma informação interessante para ter o follow-up do lançamento.
Eis, portanto, que na tarde de ontem a agenda me alertou da pendência, e pude verificar que o Roadmap do Firefox continua inalterado, incluindo a determinação firme: “disponibilizar o Firefox 4, 5, 6 e 7 no ano-calendário de 2011″.
Portanto podemos todos esperar um ano interessante, com lançamentos frequentes da Mozilla e novos recursos importantes disponibilizados para a navegação web em código aberto em uma média trimestral. Para saber os detalhes, consulte o roadmap no link de referência! (via https:)
0sem comentários ainda