O servidor HTTP Apache completou 15 anos ontem, contados a partir da data em que vários desenvolvedores de patches para o seu antecessor NCSA httpd se reuniram on-line para combinar uma forma melhor de manter este software tão vital para a web (na época o NCSA estava instalado em mais de 90% dos servidores web publicamente acessíveis na Internet).
Isso aconteceu em 1994, quando eu ainda era sysadmin de um servidor gopher (quem lembra de ter acessado servidores “a sério” com este protocolo?) e começava a experimentar com a transição para o http, e lembro de um dia ter migrado do NCSA para o Apache, que já parecia promissor.
A quantidade de patches foi durante muitos anos dada como explicação para o nome do projeto (‘a patchy server‘), mas no novo século surgiu outra explicação, atribuindo o nome a uma homenagem à tribo Apache.
Seja qual for a explicação para o nome, me parece que o projeto Apache cumpriu e superou seu objetivo inicial de substituir o servidor existente por uma alternativa baseada em padrões, em código aberto e extensível. Hoje a web nem se compara com a de 1994 mas o seu servidor web continua firme, ao mesmo tempo em que o caminho está aberto para várias outras alternativas que o excedem em determinados parâmetros. (via lwn.net)
0sem comentários ainda