Este artigo do TechRadar apresenta uma seleção de 15 fatos que ocorreram entre 2001 e 2009 e teriam ajudado a moldar a realidade do desktop livre.
O artigo é extenso e razoavelmente detalhado, mas para dar um gostinho reproduzo e comento alguns dos momentos mencionados:
- kernel Linux 2.4 (01/2001) – foi meu primeiro artigo de capa na saudosa Revista do Linux, contando com o luxuosa apoio técnco do acme, que até hoje continua atuando como desenvolvedor do kernel.
- lançamento dos drivers da NVidia (05/2001) – faz tanto tempo, e até hoje é uma situação não completamente resolvida – parte do público valoriza o suporte do fabricante ao seu equipamento no Linux, enquanto outra parte critica pela forma, licenciamento e ausência de outros passos também interessantes.
- SCO processa a IBM por causa do Linux (março de 2003) – a princípio uma grande e assustadora nuvem de fumaça, mas foi ficando mais tênue, e – dizem – ajudou a atrair atenção corporativa para este software que causava tanto barulho.
- Ubuntu Warty (10/2004) – outro acontecimento que até hoje divide opiniões. Confesso que quando soubre, em 2004, do lançamento desta versão inicial do Ubuntu, achei que era “só mais um fork” e logo sumiria.
- Firefox 1.0 (11/2004) – esta foi a época do anúncio de página inteira no NY Times, e de o Firefox alcançando níveis de adoção previamente nunca vistos por softwares de código aberto.
- Mandrake vira Mandriva (4/2005) – traduzindo do original: “Mandrake Linux era o Ubuntu da sua época. Foi a distribuição que tornou o Linux viável para muitos de nós. Mas seu declínio continuado pode ser seguido de volta até este ponto, em que o Mandrake perdeu seu foco na comunidade, posteriormente descartou seu fundador, e se tornou marginalizado e superado por distribuições menores e mais dinâmicas.”
- Asus Eee PC (2/2008) – o começo da revolução dos netbooks no mercado também deu início a vários impulsos para o código aberto, incluindo projetos como o Moblin e o Chrome.
- Oracle anuncia que quer comprar a Sun (4/2009) – se conseguir, leva junto a estrutura de projetos como OpenOffice, MySQL, VirtualBox e Java.
0sem comentários ainda