Você é daqueles, assim como eu, que baixa uma música, esquece que baixou e baixa novamente?
Você é daqueles, assim como eu, que as vezes se perde nos diretórios onde guarda seus documentos e tem que ficar fazendo buscas para achar as cópias ?
Você é daqueles, assim como eu, que quer dar uma geral no file system e deixar todos seus arquivos com somente uma versão e não ficar maluco procurando?
Pois é, você, assim como eu, pode usar uma ferramentinha bacaninha que encontrei nas andanças, ou naveganças, pela internê.
Alguns vão dizer:
Pô, mas isso eu faço com uma regex.
Ou dirão:
Eu faço um script que gera o hash e apago tudo.
Pois bem, que digam e que façam, por que eu achei muito mais prático usar o “fdupes“.
Realmente é uma aplicação que deve fazer exatamente o que essas pessoas dirão, eu não vi o código por isso não posso dizer, mas posso dizer que funciona.
E me pergunto por que não conheci esse cara antes heim? É sério, é tão simples e pelo que me parece existe empacotado para quase todas as distros, além de haver ports para o FreeBSD e Mac OS X, pelo menos é o que diz o Jefferson Alexandre, em seu blog.
O fato é que funciona e pode ser instalado facilmente. Vou dar alguns exemplos do uso.
Dessa forma o programa vai simplesmente identificar os arquivos duplicados naquele diretório.
fdupes /path/to/your/files
Assim o programa vai varrer os subdiretórios (recursive) em busca de arquivos duplicados, assim também ele vai somente identificar os arquivos duplicados.
fdupes -r /path/to/your/files
Aqui já é mais punk, ele vai varrer os subdiretórios, identificar os arquivos duplicados, triplicados ou *cados e vai te perguntar quantas versões você quer manter deste arquivo ou até mesmo se você quer manter todas as versões.
fdupes -r -d /path/to/your/files
Se você, assim como eu, tiver uns 10000 mp3 e tiver que responder arquivo por arquivo, você ta enrolado. Vai ter que responder muita pergunta. E é por isso que existe uma opção que por padrão não te pergunta P… nenhuma e mantém somente uma versão dos seus aruquivos, que é assim que se usa:
fdupes -r -d -N /path/to/your/files
Claro eu fiz isso com músicas, se você usar para manter somente uma versão de algo muito importante o ideal é usar uma iteração, que o terceiro exemplo te proporciona.
Mas para encurtar a conversa eu te digo que existem muitas opções legais desse aplicativo, e existe um jeito super fácil para você saber quais são, e esse jeito é dar uma olhadinha no manual do aplicativo.
Então boa sorte e divirtam-se.
Créditos: Jefferson Alexandre no seu post que me mostrou esse aplicativo.
0sem comentários ainda