O documentário “Levante!” do canal Futura será apresentado durante a 16ª edição do Fórum Internacional Software Livre, que acontece de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. A exibição, no dia 10 (sexta-feira), inicia às 18h na sala 715 e seguirá com um debate com o produtor Pedro Rosa e o consultor e ativista da liberdade na rede Marcelo Branco, mediados pelo jornalista Gabriel Galli.
O filme foi inspirado no fato de que smartphones, tablets e drones tornaram-se ferramentas nas mãos de cidadãos para registrar as crises e manifestações vividas no mundo. Em paralelo, as novas tecnologias da informação tendem a reforçar organizações em rede e assim estimular a mobilização em torno de causas sociais. A produção aconteceu de forma colaborativa a partir de registros de “levantes” atuais no Brasil, México, Hong Kong e na Faixa de Gaza. Dirigido por Susanna Lira e Barney Lankester-Owen, o “Levante!” é uma realização do canal Futura com coprodução da Modo Operante e Embauba. No site www.levante.vc, o internauta pode assistir ao documentário na íntegra e ter mais informações sobre a realização.
“O “Levante!” foi um dos maiores desafios da minha carreira como documentarista. Filmado em quatro países em completa ebulição social, tínhamos diante de nós personagens muito inspiradores e destemidos. São jovens que, para transformar o mundo à sua volta, usam a tecnologia como aliada, muitas vezes arriscando a própria vida”, conta Susanna Lira. “Tenho certeza que os personagens do documentário vão servir de inspiração para todos sobre como a tecnologia pode ser utilizada para combater a injustiça”, completa o diretor inglês Barney Lankester-Owen.
Ao longo de 52 minutos, o espectador acompanha os bastidores de ações ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja, em fevereiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha, em setembro; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa, em outubro; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais.
“O Futura tem o desafio de coproduzir documentários que provoquem novos olhares e reflexões sobre temas do cotidiano, como é o caso do “Levante!”, vencedor do 5° pitching DOC Futura. Produzido de forma colaborativa, o documentário revela, a partir de experiências em diferentes países, como a tecnologia está entrincheirada em movimentos de mobilização da sociedade contemporânea, sobretudo aqueles desencadeados por grupos jovens. Desse modo, o “Levante!” também ressalta o protagonismo desse segmento da população, a produção em rede e a inovação para promoção do conhecimento e transformação da sociedade”, afirma Lúcia Araújo, diretora do canal Futura.
Sobre o Canal Futura
O canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são CNI, Fecomércio RJ/SENAC RJ, Fiesp, Firjan, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Rede Globo, Sebrae, SESC RJ, Turner Broadcasting System e Votorantim.
0sem comentários ainda