Ir para o conteúdo
fisl 13
25 a 28 de julho
de 2012
Centro de Eventos da PUCRS
Porto Alegre — Brasil
ou

Software Livre Brasil

Inscritos

Patrocinadores

Provas LPI

fisl13

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Noticias do #fisl13

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Conexões Globais premia cobertura colaborativa

22 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

Na foto, Marcelo Branco, um dos idealizadores do evento, coordena o debate no qual participaram Gilberto Gil e coordenador do Gabinete Digital do RS, Vinícius Wu.

Nesta segunda-feira (23), o evento Conexões Globais realizará a entrega do prêmios do concurso de cobertura colaborativa, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

O evento foi realizado pela Associação Software Livre.org em parceria com o Governo do Estado do RS, no marco do Fórum Social Temático, em janeiro deste ano, e na ocasião convidou jornalistas, fotógrafos, blogueiros e midialivristas em geral para participar da cobertura colaborativa.

O prêmio, patrocinado pela EBC e pela Secom/RS, teve mais de 40 trabalhos inscritos, nas quatro categorias. Jornalistas, editores de vídeo, cineastas, fotógrafos, publicitários fizeram parte da comissão julgadora, que selecionou três vencedores em cada categoria (“Vídeo”, “Cobertura Fotográfica” e “Blogs e sites”).

O primeiro lugar de cada categoria ganharão um tablet, os segundos, um netbook, e os que alcançaram a terceira colocação receberão um HD externo. Além disso, o vídeo mais acessado será premiado com uma câmera digital. Todos os materiais enviados foram avaliados considerando critérios como criatividade e representatividade. Além dos presentes que os primeiros colocados levam para casa, todos se beneficiaram com uma cobertura mais plural e criativa, fortalecendo a atuação em rede, a colaboração e o protagonismo dos midialivristas.

A premiação da cobertura colaborativa é uma parceria entre Conexões Globais 2.0, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do RS, Secretaria da Cultura do RS, Empresa Brasil de Comunicação e Associação Software Livre.

Durante o coquetel de premiação vai ser feita a doação de uma obra realizada pelos artistas Toniolo e Trampo, respectivamente pixador e grafiteiro, à Casa de Cultura Mário Quintana. O painel foi pintado ao vivo durante um show que aconteceu no Conexões Globais 2.0.

Então, se estiver em Porto Alegre, anote na agenda:  cerimônia de premiação da cobertura colaborativa do Conexões Globais 2.0 nesta segunda-feira, dia 23, às 19h, na sala Luis Cosme da Casa de Cultura Mário Quintana. Aberta ao público em geral.

Saiba mais:

 Conexões Globais.



E nesta semana tem FliSol Brasil afora!

22 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

Desde 2005, grande parte da comunidade software livre reserva em suas agendas o 4º sábado do mês de abril. É a data em que costuma ocorrer o FliSol, o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre. No próximo dia 28, no Brasil todo, haverá pessoas empenhadas em compartilhar conhecimentos e convidar os não-iniciados a entenderem porque a gente ama tanto esse tal GNU/Linux.

Mais de 250 "ciudades" participantes

Mas não é só no Brasil não: o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FliSol, como o próprio nome já diz, é um evento internacional, que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. Em Novo Hamburgo, em Guarulhos, em Campina Grande, em Petrolina, em Palmas, mas também em Buenos Aires, Santo Domingo, Tegucigalpa ou Bogotá, esse grande festival descentralizado está sendo organizado de forma voluntária. Grupos de usuários diversos unidos para promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O evento teve origem na Colômbia, onde em 2003, a Comunidade Colombiana de Usuários de Software Libre "Colibrí" realizou o primeiro Festival de Instalación de Software Libre Colibrí (FISLC), a nível nacional. As bases da filosofia do evento já estavam lá: entrada gratuita, dirigido a cidadãos em geral, com o objetivo de promover o uso do software livre e o intercâmbio entre os já usuários.

Na ocasião, 8 cidades colombianas participaram, iniciando a tradição da simultaneidade que o FliSol, criado um ano e meio depois, acabou herdando. Na primeira edição do evento, participaram do Festival Internacional 106 cidades de 13 países.

Hoje, consolidado, o evento continua gratuito e aberto a todo tipo de público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Voluntários suportam a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres (também para Windows, por exemplo) em geral, e compartilham a filosofia em bate-papos informais.

Além de promover o uso de Software Livre em geral, o FliSol tabém oferece palestras e minicursos para a comunidade que já adentrou nesse universo, fazendo com que os eventos sejam interessantes também para as comunidades SL.

Semana do Software Livre na USP

Este ano, a comunidade de pesquisadores e usuários de Software Livre da Universidade de São Paulo foi mais longe, e aproveitou a data do FliSol, se uniu ao FLISOL-SP, para promover a Semana do Software Livre na USP. 

De amanhã (23/04) até sexta, na USP (campus da Capital e Leste), uma série de palestras e oficinas abordará tanto temas técnicos, com apresentações e discussões de ferramentas livres, quanto mais amplos, lidando com questões éticas e de mercado. No sábado (28/04), também com a ajuda da comunidade "USPiana", ocorrerá o FLISOL-SP, no aconchegante SESC-Pinheiros.

As atividades são direcionadas tanto a usuários já familiarizados quanto a pessoas que ainda estão apenas sondando esse universo. Entre os temas discutidos, o mercado de SL, copyright, patentes e cultura livre, oficinas para programadores e para quem quer ser programador, além de, é claro, Install Fest.

Todos os eventos, tanto da Semana de SL da USP quanto do FliSol, são gratuitos, mas algumas atividades necessitam inscrição prévia. Confira abaixo os sites de alguns dos eventos, descubra o FliSol mais perto da sua casa, e apareça! Leve a família, os vizinhos, e não perca a oportunidade de espalhar o SL e fazer novos amigos.

Saiba mais:

I Semana de Software Livre da USP

FliSol Guarulhos e Alto Tietê (SP) 

Flisol Natal e Parnamirim (RN)

FliSol Porto Alegre (RS)

Flisol Salvador (BA)

FliSol Curitiba (PR)

FliSol Uruaçu (GO)

FliSol Brasília (DF)

Lista de todas as cidades do Brasil com FliSol



Novas confirmações no fisl13

22 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

Dave Coffin, Jean-Baptiste Kempf, Félix Kuhne e a prata da casa Pedro Paranaguá estão entre os convidados que recentemente confirmaram presença como palestrantes na próxima edição do fisl, e estarão em Porto Alegre no final de julho.

O norte-americano Dave Coffin vem falar do dcraw, uma criação sua que acabou por tornar-se um padrão, em distribuições GNU/Linux, quando se fala em fotografia. Atualmente, 15 anos depois de sua criação, seu projeto tornou-se a base sobre a qual outros softwares constroem a compatibilidade com arquivos raw, permitindo o trabalho no nicho da fotografia profissional com software livre, e instigando o debate sobre o uso de ferramentas livres na produção gráfica.

Já os jovens JB Kempf e Félix Kuhne vêm respectivamente da França e da Alemanha para compartilhar a experiência de sucesso do seu projeto VideoLan Organization, uma comunidade de desenvolvedores que tem como principal fruto o VLC. O player open source - que todos nós conhecemos - conseguiu adentrar o universo mais amplo de usuários de qualquer sistema operacional pela versatilidade de formatos de áudio e vídeo com a qual trabalha.

Pedro Paranaguá, advogado especialista em propriedade intelectual e professor da FGV vai compartilhar sua experiência com os difíceis impasses que envolvem direito autoral e internet, esclarecendo (para quem ainda não entendeu) por quê o conhecimento precisa continuar livre para continuar poderoso. 

E aí, já fez sua inscrição? Corre lá! ;)



Abertas as inscrições para Grupos de Usuários

18 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

O grupo de usuários Java-RS marcou presença com mascotes no fisl10. (Foto: RSJUG)

Todo ano, o fisl abre espaço para comunidades de software livre mostrarem seu trabalho e interagirem presencialmente. O evento oferece uma estrutura de coworking, com 4 posições de trabalho, para até 40 grupos.

O espaço funciona como uma mostra. Os grupos trazem seu material de identificação, banners, mascotes, flyers, e se comprometem a deixar um representante de plantão para interagir com curiosos e colegas de outros grupos.

É uma oportunidade única de marcar presença no maior encontro de comunidades de SL da América Latina, compartilhando conhecimento e enriquecendo as trocas que são o nosso maior capital. Na seleção, contam pontos a relevância da comunidade, e o número de usuários engajados.

A partir de hoje, os GUs podem enviar sua candidatura a uma dessas vagas, que dão direito, além do espaço, a duas credenciais de participante e duas credenciais de expositor.  Saiba tudo sobre a inscrição na página Grupos de Usuários.



Abertas as inscrições para o fisl13!

12 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

Para quem já não aguentava esperar, a boa nova chegou! Abrimos as inscrições! Até o dia 30 de abril, participantes pagam apenas R$ 100,00, e se for estudante ou vier em caravana, R$ 50,00!!!

Quem será o primeiro inscrito? Será que bateremos os 6914 participantes da última edição?

Confira todas as informações clicando na imagem acima.

E se você não estava prestando atenção, saiba que a chamada de palestras já abriu também. Saiba tudo sobre proposta de palestras, oficinas ou encontros comunitários aqui.



fisl13 tomando forma

22 de Março de 2012, 0:00, por Desconhecido

A comissão organizadora do fisl13 já está trabalhando duro para articular os esforços da comunidade e montar a programação do próximo evento.

Para a edição de 2012, os temas transversais serão o Cooperativismo, em sintonia com a efeméride da ONU, que propõe 2012 como o ano do tema, Sustentabilidade (não só ambiental, mas também econômica dos projetos) e, nosso tema recorrente e favorito, a Liberdade de conhecimento.

Com esta notícia inauguramos oficialmente nossas atividades no site do fisl13. Navegue na comunidade e descubra as atrações, como participar, como colaborar, e muito mais!

Em 2012, te esperamos em Porto Alegre, de 25 a 28 de julho.