Ir para o conteúdo
fisl 13
25 a 28 de julho
de 2012
Centro de Eventos da PUCRS
Porto Alegre — Brasil
ou

Software Livre Brasil

Inscritos

Patrocinadores

Provas LPI

fisl13

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Tela cheia

Convidados

8 de Abril de 2012, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 21699 vezes
Traduções

A lista de convidados confirmados não para de crescer. Veja quem estará compartilhando conhecimento nesta 13ª edição do fisl.

Daniel Viñar (Uruguai) - Engenheiro, egresso da École Polytechnique e da Escuela Superior de Telecomunicaciones, na França. Atualmente trabalha com informática e redes na Universidad de la República, no Uruguai, em particular no desenvolvimento das novas sedes no interior. Antes de voltar ao Uruguai, trabalhou como consultor na França e em diferentes países da Europa e da América Latina. Em 2008, na Bolívia, participou da renacionalização da Entel, operadora histórica de telefonia.

Louis Suárez-Potts (França) - "Community strategist" especializado em open-source e redes distribuidas. Atualmente é presidente da Age of Peers, consultoria de gestão fundada por ele. Atuou na OpenOffice.org como Gerente de Comunidade desde sua criação em 2000, até a sua transferência para a Apache Software Foundation, em 2011. Suárez-Potts já trabalhou na CollabNet, Sun Microsystems, Inc. e Oracle na mesma função. É consultor nos âmbitos acadêmico e corporativo para assuntos como padrões abertos e impactos políticos e econômicos das tecnologias de redes sociais emergentes. É PhD pela Universidade da Califórnia, escreve sobre problemas e potenciais de redes distribuidas e sua relação com o interesses público e privado.

 

Rick Falkvinge (Suécia) - Entusiasta e militante dos Partidos Piratas ao redor do planeta. Foi o fundador do Partido Pirata na Suécia, o primeiro do mundo.

Jomar Silva (a.k.a. Homembit) (Brasil) - Engenheiro Eletrônico, Diretor Geral da ODF Alliance Latin América e membro do OASIS ODF TC, comitê internacional que desenvolve o padrão ODF. Atualmente integra a equipe de Software Livre da Cobra Tecnologia. Foi coordenador do grupo responsável pela adoção do ODF como norma brasileira na ABNT (NBR ISO/IEC 26.300), representou o Brasil no BRM do OpenXML em Genebra na Suíça e tem trabalhado internacionalmente na defesa e divulgação de padrões abertos.

 

Alfonso de la Guarda Reyes (Peru) - Comunicador Social com estudos em engenharia, antropologia, educação e mais de 28 anos de experiência em tecnologias e computação. Promotor das tecnologias abertas e do conhecimento livre, do trabalho colaborativo em geral e em FLOSS. Gerente de Investigação e Desenvolvimento da ICTEC SAC. Diretor e fundador do primeiro Centro de Investigação e Desenvolvimento Indepentende de Tecnoloigas FLOSS da América Latina. Consultor tecnológico de diversas instituições, entre elas o Tribunal Constitucional do Peru e da Direção de Desenvolvimento Tecnológico do Exército do Peru. Atualmente é também consultor tecnológico da EsSalud, a mais importante empresa estatal do Peru no setor de segurança social.

 

Farid Lopez (México) - Assessor em temas de Tecnologia e Competitividade para o Senado da República do México. Assíduo participante como painelista de fóruns nacionais e internacionais de inovação, tecnologia, software livre e competitivdade. Conta com experiência profissional nas esferas municipal e estatal na implementação de esquemas de governo eletrônico. Apresenta a ideologia de que o México deve evitar a dependência tecnológica e gerar tecnologia própria para criar uma economia de escala.

Fátima Conti (Brasil) - Mestre (UFSCAR) e doutora (USP - Ribeirão Preto) em Ciências, em Epidemiologia Genética. Coordena o labInfo-ICB da UFPA e dedica-se às áreas de ensino e extensão, sobre fundamentos de Estatística e Informática. Tem implementado o uso de software livre, por pensar que seu bom uso na educação é necessário para garantir o início e a continuidade da aprendizagem. Criadora e mantenedora do conjunto de sites Muitas Dicas.

João Carlos Caribé (Brasil) - Publicitário, Consultor de Inovação e Ciberativista Pós-graduado em Mídias Digitais, Ciberativista e defensor da Liberdade na Internet, foi um dos idealizadores do movimento Mega Não, do coletivo Ciberativismo e da Petição Online contra o PL84/99 (AI5 Digital). Há mais de um ano dedica-se ao estudo e fomento de inclusão digital, cidades digitais e governo eletrônico.  

 

Manuel Haro Márquez (México) - Egresso do Instituto Tecnológico de Zacatecas como Engenheiro de Sistemas Computacionais com Especialização em Redes e Telecomunicações pelo ITESM Campus Monterrey; docente da Universidad Autónoma de Zacatecas desde 1991. Atualmente é responsável do Projeto de Software Livre do Governo do Estado de Zacatecas, no México, desde a Agenda Digital criando as estratégias de fomento, difusão, aproveitamento e implantação e Diretor do Laboratório Nacional de Software Livre.

 

Sebastian Kügler - Sebas (Holanda) – Trabalha no desenvolvimento do KDE desde 2004. É especialmente ativo na equipe “Plasma”, mas também contribuiu no código de outras áreas também. Sabastian mantém alguns componentes do “Plasma Desktop's” e escreveu outros na área de integração de hardware e PIM. Em 2011, Sabastian co-fundou o “Plasma Active Project” e é um dos seus principais desenvolvedores. Desde 2006, serve ao Conselho de Admnistração do KDE como seu presidente. Em seu tempo livre gosta de fotografia, culinária, música e mergulho.

Edu Agni (Brasil) - Coordenador de Experiência do Usuário na agência Tutu, e trabalha a nove anos com projetos nas áreas de usabilidade, interface, interação, criação e web standards. Desde 2006, trabalha com Softwares Livres na área de web design, principalmente GIMP, Inkscape e Wordpress.


 

Alexandre Oliva (Brasil) - Ativista pela liberdade de software e pelo software livre; fundador e conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina; mantenedor do GNU Linux-libre, uma versão do núcleo Linux sem as armadilhas privativas de liberdade presentes na versão original; co-mantenedor da GNU libc e de porções do GCC e GNU binutils; co-autor do livro A Revolução do Software Livre, publicado pela Comunidade Sol; colunista da Revista Espírito Livre; engenheiro de compiladores livres na Red Hat Brasil; engenheiro de computação e mestre em ciências da computação formado na Unicamp.

Santiago Gonzales (Peru) – Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidad Inca Garcilaso de la Vega. Coordenador da área Computação, Sistemas de Informação e Investigação e docente da mesma universidade. Também é professor da Universidad Tecnológica del Perú e Assessor de Tecnologia de Informação em Software Livre, para a Gerencia de Informática do Município de Callao. É o principal organizador do Festival Internacional de Software Livre – GNU/Linux (FESOLI) e do Congresso Internacional de Computación y Telecomunicaciones (COMTEL). Participa de eventos internacionais na América Latina e Europa.

 

Harvey James Anderson (Estados Unidos) - Vice-presidente de Negócios e Conselheiro Geral da Mozilla. Neste papel, Harvey conduz as equipes que tratam de negócios, políticas e questões jurídicas. Ingressou na Mozilla em 2008 como consultor. Harvey presta consultoria sobre Internet, tecnologia e clientes de software em transações comerciais complexas, e também sobre finanças e propriedade intelectual nos últimos 20 anos.

 

Felipe Gomes (Brasil) - Engenheiro da Mozilla, formado em Engenharia de Computação pela USP - São Carlos, onde desenvolveu trabalhos de pesquisa científica em PLN usando código livre. Ativista de software livre, colaborador da Mozilla há 6 anos, trabalha principalmente com C++ e JavaScript e tem um grande interesse por browsers, open ecosytems e no uso de padrões web para construir uma internet aberta e colaborativa. Trabalhando na Mozilla há 3 anos, está atualmente envolvido em diversos projetos, como o Open Web Apps para a criação de uma plataforma para prover as capacidades necessárias de apps nativas à web apps escritas em HTML5 e outros padrões web.

 

  

Maria Bonnefon (França) - É “Market Development and Channel Director” da Canonical. Integra a equipe desde 2006 e passou por vários cargos, incluindo “Strategic Alliance Manager” para Intel e “OEM Partnership Manager” onde ela foi responsável por estabilizar o programa de OEM. Maria é especialista em desenvolvimento de negócios internacionais com mais de 20 anos de experiência tanto nos campos de hardware e software e trabalhou por muitos anos em multinacionais incluindo Archos, Iomega e Mandriva. Ela possui um MBA pela Georgia State University, é Mestre em Gerência Internacional pela Ecole Supérieure de Commerce de Toulouse e Bacharel em Negócios Internacionais pela Auburn University. Nascida na Venezuela, vive em Bordeaux, França, onde ela tem vivido nos últimos 14 anos.

 

  

Kyle MacDonald (Estados Unidos) – Vice-presidente de Cloud da Canonical, onde é resposável pelo marketing, vendas, desenvolvimento de negócios e engenharia de produtos para Cloud, além de exercer a liderança no ecossistema OperStack. Ele já trabalhou em empresas como AMD e Sun Microsystems. Estudou Sociologia e Economia na Colorado State University, nos Estados Unidos.

 

Gustavo Luiz Duarte (Brasil) - Mestre pela USP e desenvolvedor em ambiente Linux há uma década, já contribuiu com diversos sofwares livres. Atualmente trabalha no IBM Linux Technology Center como mantenedor da distribuição Fedora para a arquitetura POWER.

Hellekin (Ciberespaço) – Raver nômade, resistente intersticial, devir infinitesimal, vidente periférico, etc. Hellekin ficou viciado em Internet via  IRC, *nix e GNU/Linux cerca de 20 anos atrás. Desde então, vem explorando maneiras de emancipar a si mesmo e a outros através do uso exclusivo de software livre. Entrou para o projeto Lorea em 2009 em Amsterdam e aproximou-se da Dyne Foundation, da comunidade Hackerspaces, e finalmente dos movimentos 15M/Occupy. Ele participa do SocialSwarm e é também um ávido mantenedor do PSYC/Secushare. Atualmente, vive no seu saco de dormir, que o segue pelo mundo afora.

 

Ramón Ramón (Espanha) – Profissional de TIC conhecido no âmbito do Conhecimento Livre na Espanha e América Latina. É Gerente de Desenvolvimento de Negocio para a América Latina na “Ándago Ingeniería”, Especialista em Software Livre e Administrações Públicas, Consultor Internacional em Tecnologias da Informação, ex-Vicepresidente da Hispalinux e fundador da Iniciativa Focus. É assessor de diversos projetos e países, como o Plano Diretor de TIC do Governo do Paraguai e o “Clúster Productivo especializado en Tecnologías Libres y Abiertas de Entre Ríos”, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina. É conhecedor do desenvolvimento do Governo Aberto na Espanha e do Software Livre a nível internacional. 

Deirdré Straughan (Estados Unidos) - É uma inovadora nas tecnologias da comunicação, indo da escrita técnica ao UI design. Ela é especialista nos novos usos da mídia, produzindo, nos anos recentes, centenas de vídeos técnicos para a Sun Microsystems, Oracle e Joyent, incluindo streams de vídeos ao vivo. Trabalha atualmente para a Joyent como Community Architect para a SmartOS e illumos open souce communities.

Antonio Terceiro - Desenvolvedor de software livre. Colabora com vários projetos, mas especialmente com os projetos Debian, Noosfero e Foswiki. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Sócio fundador e desenvolvedor na Colivre.

 

Michael Hanselmann - Trabalha para o Google Switzerland como Administrador de Sistemas, especificamente no desenvolvimento do projeto Ganeti. Ele mantem um projeto de hosting há 7 anos, participou no desenvolvimento do Gentoo por 5 anos e meio e contribuiu para diferentes projetos de Software Livre, incluindo o Linux Kernel. 

 

Richard Esplin – (EUA) Richard Esplin ajuda a construir comunidades de desenvolvedores em Alfresco, criando ferramentas para criar e compartilhar grandes trabalhos. Como defensor do software livre, ele se juntou à Alfresco para ver nascer uma empresa open source por dentro, aprendendo como o gerenciamento de conteúdo pode resolver muitos problemas.

Gregório Robles (Espanha) – Professor da Universidad Rey Juan Carlos, em Madri, Espanha. Seu trabalho de pesquisa é centrado no estudo do desenvolvimento de software livre pelo ponto de vista da engenharia. Desenvolveu e colaborou na concepção de programas para automatizar a análise de softwares livres e as ferramentas utilizada para produzi-los, como CVSAnalY.

Nelson Lago - (Brasil) Gerente Técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP, onde trabalha pela divulgação do software livre, além de doutorando do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo. É graduado em música pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestre em ciência da computação pelo IME/USP. Participou do processo de criação da ONG LinuxSP. Atuou como administrador de sistemas em um dos primeiros provedores comerciais de acesso à Internet em São Paulo (That's Internet!), totalmente baseado em software livre.

Deborah Bryant (EUA) – Defensora do open source desde 1996 e colaboradora do osuosl.org por seis anos. Internacionalmente reconhecida por seu trabalho de incentivo ao uso do software livre no setor público, sendo atualmente consultora de governos ao redor do mundo sobre suas estratégias de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Bryant atua em vários conselhos sem fins lucrativos em prol do open source, tais como opensource.org, osdv.org, codeforamerica.org.

Ana Cristina Fricke Matte (Brasil) - Professora da FALE/UFMG e doutora em semiótica pela USP, fundou o grupo Texto Livre em 2006, com o qual vem trabalhando com software livre do desenvolvimento à divulgação. Membro do SLEducacional desde o início das atividades do grupo, pesquisadora interdisciplinar em linguagem e tecnologia, coordenadora do laboratório SEMIOTEC e editora principal do periódico científico Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. Com o Texto Livre organiza os eventos EVIDOSOL/CILTEC-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online), STIS (Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC), UEADSL (Universidade, EAD e Software Livre) e do Dia da Cultura Livre, o qual acontece anualmente na UFMG, e coordena o Portal do Professor Livre na Rede

Daniela Feitosa (Brasil) - Sócia fundadora da Colivre, onde atua como desenvolvedora de software e instrutora em cursos de capacitação, atualmente é a release manager do software livre Noosfero, plataforma web para redes sociais [esta mesma, onde montamos o site do fisl!]. Entusiasta de práticas ágeis de desenvolvimento, principalmente Test Driven Development e programação em par. Colaboradora do PSL-BA, já atuou no Festival Software Livre da Bahia e em outros projetos da comunidade. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA.

 

Bryan Cheung – Fundador e CEO da Liferay, empresa de portais de conteúdo. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia. Bryan divide seu tempo entre as sedes da Liferay EUA e Europa e supervisiona o crescimento contínuo da empresa em seus dois maiores mercados.

 

 

Amir Taaki (Inglaterra) - Desenvolvedor de games e outros softwares, Amir tornou-se conhecido por ser o responsável pelo desenvolvimento do projeto Bitcoin. Há 10 anos ele se dedica integralmente ao desenvolvimento de softwares livre.

Alberto Azevedo (Brasil) -  formado em Tecnologia em Informática pelo CEFET-PR, tem mais de 15 anos de experiência em TI é especialista em segurança de redes corporativas e normas de segurança. Foi Diretor Geral na Nova Era Informática e Telemática e criador da Metodologia de Segurança ESP-h. Hacktivista entusiasta do Movimento Software Livre é lider do Projeto Security Experts Team e palestrante em eventos internacionais. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas em todo o Brasil.

 

 

 

Aurélio Heckert (Brasil) - Desenvolvedor, grafista digital e divulgador do software livre. Participa do time de desenvolvimento do Noosfero e Inkscape, além de colaborar com vários outros projetos e grupos de usuários. É co-fundador e colaborador do PSL-BA, TWikiBrasil, Inkscape Brasil e da COLIVRE - Cooperativa de Tecnologias livres.

 

 

Seth Schoen (EUA) - Seth trabalha para a Electronic Frontier Foundation há 10 anos, e atualmente faz parte do time técnico sênior da fundação. Nesses 10 anos, ele tem contribuído para melhorar o entendimento público da tecnologia e de suas implicações nas liberdades civis. Ele ajudou a criar a mini-distro live LNX-BBC, e pesquisou o eventos como rastreamento forense em códigos de impressoras, adulteração de pacotes por provedores de internet e a recuperação de senhas em memória RAM com computadores desligados.

 

 

Felix Paul Kühne (Alemanha) - programador e estudante de medicina, Felix trabalhou no desenvolvimento do popular player livre VLC para OSX (Mac) nos últimos 9 anos, e tornou-se o desenvolvedor líder para essa plataforma em 2010. Ele é responsável por um grande número de características específicas do VLC para OSX (Mac), incluindo a nova interface, o VLC 2.0. No momento, está interessado na expansão do VLC para dispositivos móveis.

 

 

Randal L. Schwartz (EUA) - conhecido como "o mago do Perl", ele é co-autor de diversos livros amplamente usados sobre a linguagem.  Também escreve colunas regulares sobre o tema para várias revistas especializadas e popularizou o “Just another Perl hacker signature program”. É membro fundador do Perl Mongers, a organização mundial base de defensores de Perl, e membro do Squeak Oversight Board, que fiscaliza a linguagem de programação Squeak. Tornou-se um fã do fisl, ao qual vem pela terceira vez.

 

 

Deivi Lopes Kuhn (Brasil) - Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós graduado em Administração de Redes Linux na Universidade Federal de Lavras (MG). É funcionário do SERPRO aonde atuou como Administrador de Redes Locais, Líder de Projetos de desenvolvimento e Assessor de Diretoria e Coordenador Estratégico de Software Livre. Atualmente é Coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Distrito Federal. Sócio fundador da ASL e membro ativo da comunidade de SL do Brasil.

 

 

Thomas Soares (Brasil) - Engenheiro metalúrgico com mestrado em Ciência dos Materiais, é ativista no contexto do software livre desde 1994. Administrador de sistemas e pesquisador sobre segurança em redes, atualmente trabalha pela Revolução Energética onde exerce pesquisas sobre o gás hidrpxy (HHO), motores elétricos extraordinários (keppe)  e geradores de energia (perendev, searl, bedini).

 

 

Pedro Paranaguá (Brasil) -é Assessor Técnico da Bancada do PT na Câmara dos Deputados em Brasília, para Internet, direitos autorais, patentes, privacidade e afins. Mestre (cum laude) pela Universidade de Londres. Professor da pós-graduação da FGV, foi professor convidado da Duke University School of Law (2011), universidade na qual é atualmente doutorando. Foi professor em tempo integral da FGV DIREITO RIO, Diretor do programa A2K Brasil do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) e Co-Representante do Creative Commons no Brasil (2005-2010). Foi representante da FGV na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI-ONU), em Genebra (2005-2009). Membro do Projeto Software Livre-Brasil. Autor de, entre outros, "Direitos Autorais" (c/ Sérgio Branco) e "Patentes e Criações Industriais" (c/ Renata Reis), FGV 2009. 

 

 

Dave Coffin (EUA) - criador do dcraw, um utilitário para revelação de arquivos brutos (raw) de câmeras fotográficas reflex. O dcraw, ao longo de seus 15 anos de idade, tem se tornado um padrão, entre as distribuições GNU/Linux, e a base sobre a qual os demais softwares constroem a compatibilidade com estes tipos de arquivos. Uma vez que os formatos raw produzidos por câmeras fotográficas reflex são os preferidos para fotografia avançada e profissional, pode-se dizer que o dcraw permite o trabalho neste nicho profissional com software livre.

 

 

Jean Baptiste Kempf (França) -   desenvolvedor e músico, JB é o presidente da VideoLan, comunidade de software livre que desenvolve projetos de vídeo - entre eles, o VLC, popular player multimedia open source.

 

 

Niibe Yukata (Japão) - um dos fundadores e atual presidente da Iniciativa Free Software do Japão, Gniibe contribui para Projeto GNU desde 1989 e é desenvolvedor Debian desde 2005. Ele é também autor principal do Gnuk, um software livre para implementação de tokens criptografia (OpenPGP) e também do FST-01, um microcomputador USB.

 

 

 

Jon Maddog Hall (EUA) - Presidente fundador da Linux Internacional, tem mais de 40 anos na indústria de software. Ocupa a maior parte do seu tempo em eventos de software livre pelo mundo e, segundo ele, o fisl é o maior evento comunitário de software livre do planeta. Presença sempre confirmada, não por isso deixa de ser menos interessante para a comunidade, que além de lotar suas palestras todos os anos, continua colecionando fotos a seu lado.

 



Yorik Van Havre (Bélgica/Brasil) - Arquiteto, freelance, designer e maniaco de software livre, Yorik mostra através de seu portfólio que é possível trabalhar design gráfico (e arquitetura!) com softwares livres. É colaborador atuante das comunidades de Blender e FreeCad, programas para os quais disponibiliza tutoriais, códigos, scripts, temas, modelos e afins em Creative Commons.

 

 


Duda Nogueira (Brasil) - comunicólogo e entusiasta do Software Livre, Duda é autor do projeto Duda Library, uma biblioteca online que é parte dos esforços de uma comunidade interessada na pesquisa, construção e disponibilização de recursos educacionais abertos, contribuindo para a promoção do uso de TICs na educação.

 

 

Marcelo Branco (Brasil) - Ex-coordenador da Associação Software Livre.org, foi um dos idealizadores do projeto Conexões Globais 2.0. Também foi coordenador da estratégia nas redes sociais da candidata eleita a Presidenta da República do Brasil Dilma Rousseff, três vezes diretor geral da Campus Party Brasil, tendo trabalhado para o governo da Generalitat de Catalunya, na Espanha, como assessor responsável pela Estratégia de Software Livre no governo. É articulador e um dos fundadores do Projeto Software Livre Brasil.

 

 

 

Sérgio Amadeu da Silveira (Brasil) - sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil, foi um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde é um dos condutores do grupo de pesquisa Cultura Digital e Redes de Compartilhamento.

 

 

 

Paulo Meirelles (Brasil) - doutorando do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP. Desde 2004, é membro do grupo “Projeto Software Livre do Rio Grande do Norte” (PSL-RN), onde colabora na disseminação do software livre em seus aspectos técnicos, sociais e legais. É sócio da ONG “Associação Software Livre” (ASL.org) desde 2006. Em seu doutorado, colabora no desenvolvimento de 3 projetos de software livre: Analizo, Kalibro e Mezuro. Tem artigos publicados em conferências nacionais e internacionais e ministrou cursos e várias palestras na área de software livre em diversos eventos nacionais.

 

 

 

Bruno Souza (Brasil) - fundador e líder do SouJava, eleito para o Comitê Executivo do JCP em Maio. Esse comitê é o mais importante grupo para definição dos rumos da tecnologia Java. De 2007 a 2009, Bruno foi conselheiro de Administração da Open Source Initiative, onde atualmente ocupa um status Emérito.