Aberta as inscrições para o FLISOL!

7 de Abril de 2014, por Raul Liborio

Se você participar do FLISOL, inscreva-se agora!

  http://goo.gl/Dks3IC

 



Palestrante Infra

28 de Março de 2014, por Raul Liborio

 


 

 
 William Mayam 

 

  • Palestra: Zimbra, analise forense de invasão
  • Descrição: Devido a uma falha de segurança já reportada pela equipe do
    zimbra (com o patch de correção já publicado)mais o fator de que algu
    ns analistas não quererem atualizar as aplicações que dão suporte. Uma falha de 0-day colocou muitos analistas para trabalharem durante a noite para solucionar o problema onde um cracker conseguiu ownar mais de 6 mil máquinas. Com base na invasão, foi analisado como, quando, onde, qual o propósito do invasor. Criando sua linha do tempo e gerando um relatório para correção do problema e qual impacto foi causado.
  • Bio:  Analista de suporte da COGEL, embaixador do projeto fedora, entusiasta em forense computacional. br.linkedin.com/in/willianmayan/

 

 Cleber Brito

  • Palestra: BSD Router Project - Alta disponibilidade utilizando BGP
  • Descrição: Conectando dois ISPs com roteadores redundantes, utilizando o BSD Router Project.
    BSD Router Projetos (BSDRP) é um roteador de distribuição livre e de código aberto incorporado baseado em FreeBSD com Quagga e Bird.
  • Bio: Coordenador de Tecnologia da Informação da Kofre Telecomunicações. Certificado Cisco CCNA, MCSA 2003 e MTCS Configuração de Infraestrutura de Rede no Windows Server 2008. Pos graduando em Especialização em Banco de Dados com Ênfase em Alta Disponibilidade. 

 

 

 Alexos 

  • Palestra: Usando o Nmap - Do reconhecimento à exploração
  • Descrição: O Nmap (Network Mapper) é o canívete suíco de sysadmins, network admins e profissionais de segurança, essa poderosa ferramenta permite o mapeamento de hosts, identificação de serviços e exploração de falhass, ele é utilizado como engine de reconhecimento por diversas ferramentas de auditoria. Nessa apresentação irei demonstrar a utilização do NMAP desde suas funcionalidades básicas até a exploração de falhas usando a NMAP Script Engine (NSE).
  • Bio:  Alexos atua há mais de 7 anos como especialista em segurança de redes e sistemas Unix/Linux, responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos em segurança de perímetro e profundidade, segurança de sistemas Web, análise de vulnerabilidade, prevenção e detecção de intrusão.Atua como especialista na iBLISS Segurança e Inteligência sendo responsável por projetos de gestão de vulnerabilidades de infraestrutura e aplicações, auditoria de segurança e configuração segura (baseline).


Rafael Gomes

  • Palestra: CERT.Bahia (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil)
  • Descrição: A ideia é apresentar o CERT.Bahia (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil) e como trabalhamos com nossa infraestrutura de Software Livre para atendimento de nossas demandas.
  • Bio:  Arquiteto de Soluções na Universidade Federal da Bahia. Certificado em LPIC, MCSO e Zabbix Specialist.



Cristiano Furtado 

  • Palestra: Software livre como diferencial no mercado de trabalho
  • Descrição: Conscientizar, demonstrar aos alunos e profissionais que participar de Projetos é um grande diferencial para o mercado de trabalho. Desenvolvendo aspecto de liderança e visibilidade para o mercado atual.
  • Bio: Cristiano Furtado um dos fundadores do Projeto Ekaaty Linux e articulador da distribuição. Membro ativo de comunidades de software livre em todo território nacional e líder da Célula de Software Livre da Faculdade AREA1 e outras entidades acadêmicas em Salvador - Bahia. Liderou junto com outros membros no Brasil o Projeto Fedora Brasil e foi responsável do Projeto Fedora Educação. sendo pioneiro e trazendo a distribuição para o estado da Bahia e disseminando a mesma em outros estados.

 
 


 Sandro Andrade

  • Palestra: KDE de 2008 a 2018: Retrospectivas e Perspectivas Técnicas e Sociais
  • Descrição: O KDE é certamente um dos eco-sistemas mais complexos e dinâmicos do mundo do software livre. Ao mesmo tempo em que apresenta uma contínua entrega de desktops, aplicações e plataformas elegantes, flexíveis e funcionais; uma "busca inquieta" pelas demandas da próxima geração está sempre presente. O resultado é um organismo técnico-social formado por iniciantes, gurus veteranos, empresas, instituições de ensino e profissionais; seguindo uma evolução nem sempre previsível. Esta palestra apresenta uma retrospectiva sobre os aspectos técnicos e sociais do KDE no Brasil e no mundo, nos últimos 5 anos. Adicionalmente, perspectivas sobre o KDE e suas tecnologias daqui a 5 anos serão também discutidas.
  • Bio:  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), desenvolvedor C++/Qt há 15 anos e colaborador nos projetos Qt e KDE há 6 anos. Atualmente trabalha com arquiteturas para sistemas distribuídos de larga escala, sistemas self-adaptive/self-organizing e model-driven software engineering (MDSE). É o criador e mantenedor do QtModeling (módulo do Qt5 para MDSE) e já realizou contribuições em projetos tais como KDevelop, QtCreator e KDE Plasma.


Palestrante Desenvolvimento

28 de Março de 2014, por Otávio Gonçalves de Santana

Yuri Matheus

  • Palestra: Internet das Coisas
  • Descrição: O que é a internet das coisas? (Conceito e definições. Roupas, Relógio, Tênis e Óculos) O que é o Fórum Brasileiro de IOT?
  • Palestrante: Yuri Matheus
  • Bio:  Analista de Sistemas, Graduando em ADS pela Estácio e Técnico em TI pelo IFBA. Geek, Linuxista, Louco por Ruby e Android!

 

Antonio Ladeia e Luis Gustavo Araujo

  • Palestra: Desenvolvimento de Apps na plataforma FIrefox OS
  • Descrição: A palestra abordará a plataforma do novo Firefox OS como sistema mobile para aparelhos mobile de baixo custo. A idéia é apresentar a ideologia de trazer 1 milhão de novos usuários para a web através de bons smartphones que são mais baratos por não necessitarem de tanto hardware por possuirem um sistema mais leve. Abordarei o prazer de programar para a plataforma onde todos os aplicativos são desenvolvidos inteiramente em HTML, javascript e CSS. Por fim, falarei das APIs nativas da plataforma para videos, audio, geolocalização, entre outras. 
  • Bio Antônio Ladeia: Estudante de ADS pelo IFBA, membro do GEEA, membro da comunidade Mozilla.
  • Bio Luis Gustavo Araujo: Estudante de Licenciatura em Computação no IFBA - Campus Santo Amaro, Bolsista PIBID, Professor do Centro Educacional de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano e Student Ambassadors da Firefox. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de games e apps para Firefox OS e Android utilizando tecnologia web. 

 

Paulo Ortins

  • Palestra: Utilizando métricas para melhorar o código e ampliar a vida útil das aplicações
  • Descrição: Nessa palestra vou mostrar como podemos utilizar métricas de código aliadas as áreas de evolução e visualização de software para escrevermos códigos melhores, e que possam oferecer melhores respostas aos nossos usuários.
  • Bio: Paulo Ortins, é sócio e desenvolvedor na OnceDev e aluno de mestrado na UFBA, atua com desenvolvimento de software há pouco mais de 4 anos. É apaixonado por linguagens de programação,código bonito, testes e refactoring !

 

Robson Peixoto

  • Palestra: Vagrant + Chef
  • Descrição:   Nessa palestra vou apresentar o Vagrant e o Chef para nunca mais ouvir a clássica desculpa do desenvolvedor: "Mas isso funciona na minha máquina!", ou "Não consegui fechar o ticket #XYZ porque estava configurando o ambiente de desenvolvimento". Para evitar estes e outros problemas, a combinação do Vagrant + Chef possibilita a criação do ambiente de desenvolvimento bem próximo, ou igual ao ambiente de produção, através de um simples comando: "vagrant up".
  • Bio: Engenheiro de Software na JusBrasil, mestre pela Unicamp e apaixonado por desenvolvimento e infra.

 

Mauricio Cesar Santos da Purificação

  • Palestra: Adeus BI, Seja Bem Vindo A Era do Analytics!
  • Descrição: Com o passar do tempo, o avanço das redes sociais e a montanha de informações provenientes de diversas fontes fizeram com que os dados localizados nos servidores das empresas já não fossem mais suficientes para elaborar análises que, de fato, proporcionassem diferenciais competitivos. Nesta palestra será abordado a evolução do termo Business Intelligence até o conceito de Business Analytics e como as tradicionais soluções de BI Open Source tem acompanhando essa evolução conceitual.
  • Bio: Empreendedor, consultor, palestrante (em eventos como o FISL, LATINOWARE, WSL, SFD, SBQS, ERBASE), instrutor e especialista no desenvolvimento de soluções de Business Intelligence (BI), Data Warehousing (DW) e Business Analytics (BA). Sócio-Diretor da OxenTI Soluções em Tecnologia da Informação, instrutor da Suíte Open Source de BI Pentaho, Consultor de TI da Fundação ADM e Analista de BI do Cárdio Pulmonar da Bahia sendo o responsável pelo projeto TIC-Indicadores (BI, DW e BSC).

 

 Fernando Moreira (Mestre dos Magos)

  • Palestra: Projetos criativos com Arduino
  • Descrição: Esta palestra tem como intuito apresentar o potencial do Arduino e as diversas formas e possibilidades de criar projetos criativos a aplicáveis com essa maravilhosa plataforma..
  • Bio: Estudante do curso de Licenciatura em Computação no IFBA Campus Santo Amaro, defensor do hardware e software livre, ganhador de vários premios de Inovação pelo IFBA, estuda a área de automação,  sistemas livres e embarcados.


O que é o FLISOL?

28 de Março de 2014, por Cristiano Furtado dos Santos

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FLISol é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O Flisol é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

 

O Flisol acontece, historicamente, no 4º sábado de abril (em 2006 foi no 25 de março; em 2007, 28 de abril; 2008, 26 de abril; 2009 e 2010, no dia 24 de abril; 2011, no dia 9 de abril; 2012, no dia 28 de abril). O Flisol 2014 está marcado para o dia 26 de abrl na faculdade AREA1.

 

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).



Programação do FLISOL 2014

27 de Março de 2014, por Otávio Gonçalves de Santana

 

O FLISOL Salvador será um evento recheado de palestras voltadas para as novidades do mercado. O evento terá duas salas, Uma voltada para Desenvolvimento e outra para Infraestrutura.

 

Sala Desenvolvimento

Horário Palestra Palestrante
9:00 - 9:50     Abertura  Organização
10:00 - 10:50            Internet das Coisas Yuri Matheus
11:00 - 11:50 Desenvolvimento de Apps na plataforma FIrefox OS Antonio Ladeia
12:00 -   13:30                         Almoço  Organização
13:30 - 14:20  Utilizando métricas para melhorar o código e ampliar a vida útil das aplicações  Paulo Ortins
14:30 - 15:20 Vagrant + Chef Robson Peixoto
15:30 - 16:20  Adeus BI, Seja Bem Vindo A Era do Analytics!   Mauricio Cesar Santos da Purificação 
 16:30 - 17:20 Projetos criativos com Arduino  Fernando Moreira (Mestre dos Magos)

 

Sala Infraestrutura

Horário Palestra Palestrante
9:00 - 9:50               Abertura Organização
10:00 - 10:50 Zimbra, analise forense de invasão Willian.A.Mayan
11:00 - 11:50 BSD Router Project - Alta disponibilidade utilizando BGP Cléber Brito
12:00 - 13:30 Almoço  
13:30 - 14:20 Usando o Nmap - Do reconhecimento à exploração Alexandro Silva
14:30 - 15:20 CERT.Bahia (Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança - Bahia/Brasil) Rafael Gomes
15:30 - 16:20 Software livre como diferencial no mercado de trabalho Cristiano Furtado
16:30 - 17:20 KDE de 2008 a 2018: Retrospectivas e Perspectivas Técnicas e Sociais Sandro Andrade