Da mesma forma que int armazena inteiros e char armazena caracteres, os ponteiros armazenam endereços de memórias. E para que armazenar um endereço de memória? Simples, para poder recuperar os dados armazenados naquele local da memória. Existem alguns usos mais específicos para os ponteiros, mas não será abordado aqui.
Em Linguagem C, quando declaramos um ponteiro, temos que declarar o tipo da variável que vamos apontar. Para declararmos um ponteiro temos a seguinte forma geral:
Tipo_de_ponteiro *nome da variável;
O asterisco ( * ) indica para o compilador que a variável é um ponteiro. Abaixo segue exemplos de declarações:
int *pt;
char *temp, *pt2;
Obs.: É importante que nunca se esqueça de usar o asterisco ( * ), pois ele indica que está sendo manipulado os valores que o ponteiro está apontando.
Outro operador importante é o &. Ele é usado para obter o endereço de memória de uma variável. Como podemos ver no exemplo abaixo:
int count = 10;
int *pt;
pt = &count;
Como você pode ver no exemplo, para pegamos o valor do endereço de memória da variável count não é usado o asterisco ( * ). Após o ponteiro pt ser apontado para a variável count, podemos ler e escrever na variável por meio do ponteiro.
Segue abaixo um exemplo simples de ponteiro:
#include<stdio.h>
int main()
{
int num, *p;
num = 55;
p=#
printf(“Valor inicial: %d\n”, num);
*p=100;
printf(“Valor final: %d \n”, num);
printf(“Valor da variável apontada: %d\n”, *p);
printf(“Endereço da variável: %p\n”, p);
return (0);
}
E como você faria para somar +1 em um ponteiro? Simples, basta indicar que a soma de +1 é no valor que o ponteiro está apontando. Ex.: (*p)++;
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