Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a
Tela cheia

Resenha: Debian GNU/Linux

10 de Outubro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1026 vezes

Fiz esta resenha sobre o sistema operacional Debian GNU/Linux com o intuito de participar do Concurso de Resenhas Mente Livre, que tem como objetivo difundir os mais variados sistemas operacionais livres, para que estas resenhas sirvam de fonte de informação aos futuros entusiastas do Software Livre na escolha de suas distribuições GNU/Linux , *BSDs e etc…

Por quê escolhi o Debian GNU/Linux?

Porque o projeto Debian é mantido inteiramente pela comunidade, ou seja, não possui uma empresa em sua base de sustentação, o que parece ser um obstáculo é tratado como um desafio para os desenvolvedores e colaboradores de todo o mundo. Não só resiste como progride desde 1993 (data de seu nascimento) e hoje é um pilar importante no mundo do Software Livre e por que não no atual desenvolvimento tecnológico do planeta.

O Debian é tão importante assim?

Tire sua própria conclusão!

Por não exigir nenhum tipo de cadastro, o projeto Debian não tem um controle exato do número de utilizadores, mas sabe-se que organizações importantes em nosso país o utilizam, como por exemplo: o Exército e a ANVISA. Existe uma lista com muitas outras organizações governamentais, não-governamentais, educacionais e comerciais que utilizam o Debian por todo o mundo, que pode ser conferida em http://www.debian.org/users/

Vale lembrar que o Debian é base para outros grandes projetos livres como o Ubuntu, KNOPPIX, Damn Small Linux, Xandros e também é “avô” de outras importantes distribuições como o LinuxMint, BigLinux e gOS (baseadas no Ubuntu).

Em que tipo de Hardware posso instalar o Debian?

Eis aqui mais um ponto forte do Debian, a portabilidade, a cada nova versão o Debian expande sua lista de arquiteturas suportadas, atualmente o Debian possui imagens de instalação disponíveis para mais de 10 arquiteturas e ainda pode ser utilizado com o kernel Linux ou com o kernel Hurd, e a partir da versão Squeeze será também possível utilizar o kernel kFreeBSD. Fantástico, não é? E é por isso que o Debian tem orgulho de ser considerado “O Sistema Operacional Universal”.

E quanto aos aplicativos?

Os repositórios do projeto contam com mais de 25 000 pacotes pré-compilados e empacotados para as arquiteturas suportadas, além de possuir uma fabulosa ferramenta de gerenciamento de pacotes, o conhecido APT-GET que possibilita que aplicativos sejam instalados facilmente em seu sistema de maneira simples, limpa e segura.

Posso utilizar o Debian em meu servidor?

Pelo rígido controle de segurança que um pacote enfrenta até chegar ao repositório stable, o Debian é considerado um dos melhores sistemas operacionais para servidores, a estabilidade do sistema, a facilidade de configuração e a imensa variedade de pacotes também são pontos positivos para o Debian em servidores.

Está querendo montar um servidor Web, de e-mail ou qualquer outro serviço? Debian é uma excelente alternativa.

O Debian é ótimo nos servidores, mas no Desktop?

Para desktop o Debian conta com um fácil instalador, além de repositórios testing e unstable para os utilizadores que gostam de ter os softwares mais novos. O GNOME é o ambiente desktop padrão, mas você também pode instalar imagens com KDE, XFCE e etc.

Em uma instalação básica de um ambiente Debian para desktop você encontra: uma suíte de escritório (OpenOffice), navegador web (Iceweasel/Epiphany), mensageiros, cliente de e-mail, editor de textos, editor de imagens, players multimídia, e muitos outros aplicativos do desktop GNOME.

Como consigo o Debian?

O Debian conta com excelentes servidores espalhados pelos 4 cantos do planeta, o que possibilita que você efetue um download em um servidor próximo de você! Você ainda pode comprar um CD diretamente de um dos diversos Vendedores de CDs Debian ou ainda compartilhar um CD com qualquer outro usuário! Lembre-se, com Debian você é livre! Para distribuir, compartilhar e colaborar!

Referência: http://www.debian.org

Fonte: http://www.felipeborges.net/?p=662

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.