A cidade de Foz do Iguaçu será, mais uma vez, a sede da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2009, que acontece no período de 22 a 24 de outubro. O evento integra estudantes, profissionais e especialistas da área de TI em um debate consciente sobre o uso de Software Livre para o desenvolvimento tecnológico da América Latina.
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, acredita que a Latinoware já nasceu com a predisposição de unir forças do governo estadual e federal para um compartilhamento solidário. “A generosidade do Software Livre é inspiradora na nossa relação com os países irmãos, ao trocar códigos somos um dos apoios para construir uma América Latina mais forte”, afirma Mazoni.
“Em sua 6ª edição, a Latinoware se consagra como um momento de interação entre as diferentes experiências, um meio de difusão e estruturação de ações comuns e um importante espaço para a definição de políticas integradoras sobre o uso e o desenvolvimento dos programas de código aberto”, defende Marli Portella, superintendente de informática da Itaipu Binacional.
A programação do evento conta com palestras, mesas-redondas, workshops e mini-cursos sobre temas variados, entre eles: software livre e negócios, geoprocessamento, educação, gestão pública, comunidades e ação social, linguagens e ambientes de desenvolvimento, engenharia de software, robótica e outros. A Latinoware, também, será marcada por um grande número de atividades paralelas, confira.
III Olimpíada de Robótica
A III Olimpíada de Robótica Livre Latino-americana, neste ano, terá um caráter de oficina, com o objetivo de construir uma Interface de Hardware Livre (IHL), além da construção de um “artefato técnico” com a utilização de sucatas, que deverá ser controlado pela IHL. Saiba mais.
Concurso de Jogos
Com o intuito de aumentar o acervo de jogos eletrônicos desenvolvidos em plataformas livres, a Latinoware 2009 abriga mais uma vez o Concurso de Jogos Ecológicos em Software Livre. A organização do Concurso incentiva o uso da linguagem LUA, que atualmente é uma das mais usadas no mundo com esse propósito, não é obrigatório, apenas uma orientação. Conheça o regulamento.
II Libre Graphics Meeting – Brasil
O II Libre Graphics Meeting – Brasil é um evento comunitário, organizado por representantes das comunidades brasileiras de GIMP, Inkscape, Blender, Scribus e Estúdio Livre, para divulgar a arte gráfica digital livre e promover a troca de experiências e conhecimentos nesse segmento de atuação. Mais informações, acesse: http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/LGM.
A Latinoware 2009 terá caravanas organizadas de diversas cidades, confira as informações de cadastramento e participe dessa iniciativa.
0sem comentários ainda