Segundo o LinuxCrunch (conceituadíssimo site de noticias sobre Software Livre), o Skype (famoso programa de comunicação por VOIP) terá sua próxima versão lançada sob uma licença Open Source.
Tudo começou quando Olivier FAURAX enviou um e-mail pedindo uma versão do Skype para o Mandriva. Após uma pequena conversa com o serviço de atendimento do Skype, ele foi respondido com a seguinte afirmação:
” – Entendemos que muitos usuários reclamam por não existir uma versão para o Mandriva no presente. Estamos felizes por poder informar que o Skype, a partir de agora, irá fazer parte da comunidade open source. Portanto os desenvolvedores estarão habilitados a desenvolver o cliente do Skype para Linux, o que certamente resultará em versões específicas para as distribuições.”
Isso fará com que o Skype torne-se o melhor programa de comunicação para as distribuições GNU/Linux.
Faço o meu alerta quanto a isso, dependendo da licença escolhida, o código do Skype pode voltar a ser fechado, tornando todo o esforço da comunidade propriedade “privada” da empresa que desenvolve o Skype.
Também não ficou claro se somente o cliente terá seu código liberado sob licença Open Source ou também o protocolo. Se ambos forem liberados, abre-se um grande léque de possibilidade para que novos aplicativos de comunicação VOIP surjam para os sistemas GNU/Linux utilizando o já popular e conceituado protocolo do Skype.
Ainda não houve um comunicado oficial! Portanto, por hora isso não passa de uma hipótese gerada a partir de uma afirmação da equipe de suporte do Skype.
0sem comentários ainda