Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Fabiano Moura
Tela cheia

Visão Geral dos Recursos

27 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 100 vezes

Fabiano Moura - Tecnólogo em Processamento de Dados

O Firebird é um software verdadeiramente Cliente/Servidor! Foi projetado para ser usado localmente e em redes WAN. Em conformidade com isso, seu núcleo consiste em dois programas principais, o Servidor de banco de dados, que é executado em um computador hospedeiro de rede, e a biblioteca cliente, aonde os usuários em estações de trabalho, se conectam remotamente e se comunicam com o(s) banco(s) de dados gerenciado pelo servidor.

Um servidor Firebird executado em qualquer plataforma, aceita conexões clientes TCP/IP a partir de toda plataforma cliente que possa implementar a API do Firebird.

O servidor Firebird usa sempre o protocolo TCP para comunicação com o cliente, mesmo que esse cliente, seja a própria máquina que está executando o servidor! Apesar do Firebird ser voltado a rede, os clientes Firebird não se pode conectar através de qualquer meio de compartilhamento de sistema de arquivos, como NFS, Samba, compartilhamentos ou unidades mapeadas do Windows, ou seja, um cliente deve se conectar através de um caminho físico absoluto! Entretanto, a partir do Firebird 1.5, um recurso de alias de banco de dados, permite que aplicações se conectem implicitamente através de aliases com nome, cujos caminhos absolutos, seja configurado especificamente em cada servidor distribuído!

 

Exemplo: Na pasta de instalação do Firebird, existe um arquivo chamado aliases.conf. Neste arquivo, damos um nome ao banco de dados e usamos o símbolo “=” e apontamos o caminho e o nome do banco de dados. Fique atento, que sistema POSIX, como Linux, são case sensitive, ou seja, caracteres maiúsculos são diferentes de caracteres minúsculos.

employee = c:\db\employee.fdb

 

Após fazer a configuração no arquivo aliases.conf, basta apenas informar o nome do alias que deu, o usuário e senha do banco de dados, que o servidor Firebird, se encarregará de estabelecer a conexão. Este recurso é muito importante, pois esconde o caminho do banco de dados e caso um hacker utilize alguma ferramenta de captura dos dados da rede, não saberá aonde o banco de dados está, dificultando a invasão!


Fonte: http://fabianomoura.com.br/2011/06/27/visao-geral-dos-recursos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=visao-geral-dos-recursos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.