Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Porão do Trialforce

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Um blog sobre programação e arte, o conteúdo original pode ser acessado em trialforce.nostaljia.eng.br


Pixel arte para preguiçosos ou Pixel Arte falsa!!

16 de Julho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Este artigo visa ensinar a forma errada e porca, inclusive sem bom resultado de fazer pixel arte.

Acontece que é muito rápido de fazer e pode ser utilizado como “preview” da pixel arte final, ou como um imagem para ser trabalhada!

Obtemos como base a imagem abaixo, Superman, Batman e Wondernam ( gosto mais do Batman)

Como transformaremos isso em pixel arte em poucos passos?

Imagem do passo 1.

1º Passo: aumentar as áreas pretas, dessa forma o resultado final fica com mais cara de pixel arte, para isso amos em Cores-> Níveis, seguindo mais ou menos a idéia da imagem mesmo, puxando o bagulinho da esquerda mais pro centro a imagem se torna mais escura.

Imagem do passo 2.

2º Passo: Posterizar (Reduzir número de cores) – A funcionalidade de posterizar faz exatamente o proposto, reduz o número de cores da imagem, seguindo o exemplo acima, no caso conseguimos converter nossa imagem para cores indexadas (onde a imagem pode ter no máximo 256 cores). O resultado ficou bem rasoável.

Imagem do passo 3 (Tamanho real).

3º Passo: de posse da imagem anterior já indexada, reduzimos a imagem em 50% do tamanho, o redimensionamento com cores indexadas gera um resultado diferente do redimensionamento original. Essa imagem já “seria” um pixel arte em alta resolução, pois essa imagem tem nesse momento aproximadamente 100 cores.

Imagem do passo4 (Tamanho real).

4ª Passo: Continuando o processo reduzimos a imagem para largura de 320 pixels e deixamos o gimp manter a proporção, nesse momento conseguimos uma imagem com 60 cores, em um tamanho semelhante as resoluções de jogos antigos e celulares.

Você deve estar se perguntando, porque redimensionar duas vezes? Pois com cores indexadas ao reduzir muito a imagem de uma só vez o resultado não fica muito bom, esse é um dos segredos do FakePixelArt.

Nossa imagem está pronta, abaixo uma visualização duplicada para acompanharmos o resultado de perto.

Resultado final (duplicado).

Não é pixel arte de verdade, a partir dessa imagem poderíamos ajeitar ela até chegarmos ao ponto da pixel arte real, ou poderiamos utilizar essa como referência e ir desenhando em outra camada a nossa pixel arte real. É uma boa base para trabalhos.

That’s all folks!

 

 



Pixel arte para preguiçosos ou Pixel Arte falsa!!

16 de Julho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Este artigo visa ensinar a forma errada e porca, inclusive sem bom resultado de fazer pixel arte.

Acontece que é muito rápido de fazer e pode ser utilizado como “preview” da pixel arte final, ou como um imagem para ser trabalhada!

Obtemos como base a imagem abaixo, Superman, Batman e Wondernam ( gosto mais do Batman)

Como transformaremos isso em pixel arte em poucos passos?

Imagem do passo 1.

1º Passo: aumentar as áreas pretas, dessa forma o resultado final fica com mais cara de pixel arte, para isso amos em Cores-> Níveis, seguindo mais ou menos a idéia da imagem mesmo, puxando o bagulinho da esquerda mais pro centro a imagem se torna mais escura.

Imagem do passo 2.

2º Passo: Posterizar (Reduzir número de cores) – A funcionalidade de posterizar faz exatamente o proposto, reduz o número de cores da imagem, seguindo o exemplo acima, no caso conseguimos converter nossa imagem para cores indexadas (onde a imagem pode ter no máximo 256 cores). O resultado ficou bem rasoável.

Imagem do passo 3 (Tamanho real).

3º Passo: de posse da imagem anterior já indexada, reduzimos a imagem em 50% do tamanho, o redimensionamento com cores indexadas gera um resultado diferente do redimensionamento original. Essa imagem já “seria” um pixel arte em alta resolução, pois essa imagem tem nesse momento aproximadamente 100 cores.

Imagem do passo4 (Tamanho real).

4ª Passo: Continuando o processo reduzimos a imagem para largura de 320 pixels e deixamos o gimp manter a proporção, nesse momento conseguimos uma imagem com 60 cores, em um tamanho semelhante as resoluções de jogos antigos e celulares.

Você deve estar se perguntando, porque redimensionar duas vezes? Pois com cores indexadas ao reduzir muito a imagem de uma só vez o resultado não fica muito bom, esse é um dos segredos do FakePixelArt.

Nossa imagem está pronta, abaixo uma visualização duplicada para acompanharmos o resultado de perto.

Resultado final (duplicado).

Não é pixel arte de verdade, a partir dessa imagem poderíamos ajeitar ela até chegarmos ao ponto da pixel arte real, ou poderiamos utilizar essa como referência e ir desenhando em outra camada a nossa pixel arte real. É uma boa base para trabalhos.

That’s all folks!

 

 



Dropbox – Hd Virtual

25 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Opa!!

Hoje queria divulgar um serviço de hd virtual muito útil, o dropbox.

Funciona como uma pasta no seu computador que fica ao mesmo tempo no servidor, faz backup automático, da para sincronizar entre vários computadores e vários sistemas, inclusive celular e tudo mais.

Também é possível acessar seus arquivos pela página do dropbox, existe uma pasta pública onde é possível disponibilizar seus arquivos para que outros usuários baixem eles.

Ainda existe o recursos de compartilhamento de pasta, onde você e um amigo com dropbox podem compartilhar e editar os mesmo arquivos.

O sistema ainda guarda histórico de cada modificação para que seja possível retornar a uma versão antiga, quase um micro svn.

Acima esta uma imagem tirada de meu desktop Ubuntu 11.04 com kde, mostrando o trayicon do dropbox, e a pasta dele, é possível notar que cada pasta exibe o estado de sincronização. Essa integração funciona perfeitamente no Gnome ou no Windows, tanto XP, como Vista ou 7.

Seja qual for o uso que você der para o dropbox, sem dúvida é uma boa ferramenta.

Se quiserem ganhar um espaço extra, usem o link abaixo:

http://db.tt/4X1UNBZ

Abração!



Gnome X KDE

18 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ola pessoal!

Hoje vamos falar um pouco sobre as diferenças entre Gnome e Kde, mas não diferenças de projeto e ou de desenvolvimento, vamos falar sobre diferenças de usabilidade. Qual dos dois seria mais recomendado para um usuário leigo?? Por fim, qual é o melhor?

É difícil determinar qual é o melhor, pois isto está relacionado a opnião de cada pessoa.

Vamos começar citar algumas diferenças:

KDE

kde screen

Menu principal: o menu principal do KDE é maravilhoso, tem suporte a busca por programas, favoritos, tem também o menu padrão dentro da aba aplicativos, bem completo.

Painéis: o suporte a painéis é completo, podendo colocar o tamanho e a posição necessária, todos os widgets podem ser incluídos nos painéis.

Widgets: o KDE tem grande quantidade de widgets prontos para uso, sem precisar de nenhuma instalação, apesar de ser simples de instalar novos. Adoro o suporte a widgets do KDE, o widget de notas tem me sido muito útil.

Temas: o KDE tem suporte completo a modificação de temas de forma intuitiva, também é muito simples adicionar novos temas através da interface.

Fundos de tela: possuí diversas formas de configurar fundo de tela, inclusive a opção de escolher uma ou mais pastas para que seja trocada as imagens de tempo em tempo.

Efeitos de desktop: o KDE possui efeitos de Desktops maravilhosos, que me parecem muito bem integrados ao sistema.

Painel de controle e configurações: O KDE possui um painel de controle integrado com possibilidade de configuração praticamente todo o sistema de forma facilitada.

Gnome:

Menu Principal: o menu principal do gnome é muito parecido com o menu tradicional do windows 98/XP funciona muito bem, é simples e funcional, infelizmente não tem a opção de busca.

Painéis: o suporte a painéis é completo é possível posicionar e redimensionar como a achar necessário. neste ponto é identico ao KDE, tem uns widgets de painel muito úteis.

Widgets: o Gnome não tem suporte nativo a widgets, mas existem pacotes que podem ser incluídos para adicionar essa facilidade, como por exemplo o screenlets.

Temas: o Gnome não tem suporte padrão a instalação de novos temas, é possível baixá-los através do site gnome-art e fazer a instalação, mas existe um aplicativo que faz isso pra você também que pode ser instalado.

Fundos de tela: o Gnome é mais limitado nos recursos de fundos de tela, é possível trocar as imagens de tempo em tempo, mas tem que ser em uma pasta específica e não tem como selecionar o tempo de troca de imagem.

Efeitos de desktop: o Gnome utiliza o compiz para ativar efeitos de desktop, ele deve ser instalado a parte, mas funciona muito bem.

Painel de controle e configurações: o painel de controle do Gnome é mais dividido em pequenos programas, onde cada um configura uma coisa, e existem opções que só podem ser modificadas em arquivos em linha de comando.

Conclusão:

Eu usei o Gnome por 4 anos, e passava todo o meu tempo instalando coisas para fazer funcionar tudo o que eu queria, enquanto alguns amigos eram bem contentes com as funcionalidades que já existiam.

Então troquei para o KDE e tudo que eu queria no Gnome estava disponível e pronto para uso no KDE, sem se esforçar nem instalar nem configurar.

Os dois são bem estáveis e funcionam corretamente, então se você não se preocupa muito com as “frescuras” e somente quer uma interface para uso o Gnome é ideal, caso queira toda uma série de funcionalidades e “frescuras” ( como eu) é melhor usar o KDE.

Abração a todos!



Gnuteca 3.2

25 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Fala pessoal!

É com muita alegria que venho divulgar o lançamento da versão 3.2 do Gnuteca (primeira versão para público), para quem não sabe o Gnuteca é um software livre para gerênciamento de bibliotecas. Eu sou, com muito orgulho, um dos desenvolvedores deste software.

A versão 3.2.1 é altamente estável e pronta para uso, eu não quero aqui divulgar as melhorias dessa versão para outra, mas o que vale citar é que essa nova versão se utiliza de tudo que é novo em tecnologia web, utilzando dos conceitos de web 2.0.

Para quem tem curiosidade sobre o código fonte de um software web completo, com separações em camadas MVC e tudo mais, vale a pena dar uma olhada no fonte do programa também!

Dia 28 vai ser o lançamento dessa versão no portal do software público! SHOW DE BOLA!!!

Link para maiores informações sobre o evento: http://www.softwarepublico.gov.br/news-item175

Para mais informações e detalhes e DOWNLOAD : http://www.solis.coop.br/gnuteca/

Um desenho meu da corujinha, feito pro FISL de 2010.

 



Tags deste artigo: php gimp programação desenvolvimento pixel art